São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 2000


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RODOVIAS SEM RUMO

O Ministério dos Transportes decidiu que não mais serão repassados aos futuros concessionários os gastos de US$ 2,877 bilhões com a restauração e duplicação das rodovias Fernão Dias e Régis Bittencourt.
Em todo o mundo, a concessão à iniciativa privada é um meio de desonerar os Estados de gastos com infra-estrutura. É justo apenas os usuários, e não todos os contribuintes, pagarem pela utilização desses serviços.
Concessões no setor rodoviário são muito problemáticas em todo o mundo. Na maioria dos países, são concedidas rodovias novas em que o concessionário arca com os custos de construção e com a concorrência da antiga via paralela gratuita. Esse não é caso do Brasil. Aqui, concedem-se rodovias existentes e em geral sem via concorrente.
Mesmo assim, os programas federal e estaduais se arrastam. O motivo é um só: não existe confiança na regulação do setor. Contratos já foram quebrados pelos governos paranaense e gaúcho. A greve dos caminhoneiros em 1999 também provocou uma alteração nos reajustes tarifários do programa federal. Sem a garantia de ter os contratos respeitados, os investidores se afastam. Só empreiteiras, interessadas mais em obras do que em concessões, controlam as rodovias já privatizadas no Brasil.
Ao encontrar dificuldades para deslanchar o processo de privatização das estradas, o governo opta pela alternativa mais fácil politicamente, fazendo concessões a interesses diversos. Seria oportuno o governo federal fazer funcionar a Agência Nacional de Transportes para tirar a regulação das rodovias da influência dos governos e, dando maior confiabilidade ao programa, possibilitar a existência de um maior número de interessados.
Por último, vale lembrar que a grande maioria das rodovias pavimentadas não possui volume de tráfego suficiente para a cobrança de pedágio, mas é fundamental na ocupação territorial do país. Essas estradas continuam abandonadas. Para elas deveriam se destinar os recursos de que o governo acaba de abrir a mão.


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