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VINICIUS TORRES FREIRE
Corações e mentes do eleitor
SÃO PAULO - Desde o início dos anos 90, o número da economia que mais
tem influenciado a avaliação que o
eleitor faz dos governos é um, digamos, índice de desconforto social: a
soma das taxas de inflação e de desemprego. Parece óbvio, mas não é.
A renda média do trabalhador ou o
poder de compra de comida e bens
duráveis (TVs, geladeiras, carros),
por exemplo, por si só não são números que permitam predizer o humor
do cidadão em relação ao presidente.
O poder de compra do salário mínimo influencia um pouco mais a imagem do governante, mas também está longe de ser tão relevante quanto
inflação e emprego.
Na campanha, PT e PSDB farão
guerra de números. Mas a situação
econômica e social depende tanto de
contextos históricos como do resultado das ações de governos passados,
de modo que é difícil tirar conclusão
unívoca sobre a eficácia "numérica"
do governante. De resto, alguns indicadores influenciam o discernimento
de mentes e corações do eleitor, mas
outros não. Por fim, seu corações são
também movidos à base de memória
e esperança: da confiança em políticos e governantes.
Além de certos aspectos do bem-estar material, o comportamento do
eleitor depende também da avaliação que faz dos compromissos do presidente e dos resultados práticos de
tal contrato político.
O índice de desconforto social passa
a influenciar muito menos a percepção do eleitor quando tais compromissos são rompidos. A avaliação de
FHC jamais se recuperou da desvalorização do real, apesar do bom ano
econômico de 2000; apesar do fato de
a renda média e o poder de compra
dos pobres terem atingido o pico de
quase 25 anos durante seu governo.
O compromisso de Lula de melhorar a vida dos mais pobres (faça isso
bem ou não) tem fundamento real.
Embora o petista tenha sido chamuscado pela corrupção, seu contrato político essencial ainda é honrado.
A economia fala alto na avaliação.
Mas a fidelidade a um "contrato político" ou a oferta de esperanças realistas são essenciais ao candidato.
@ - vinit@uol.com.br
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