São Paulo, quinta-feira, 24 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Bons e maus companheiros

SÃO PAULO - O "companheiro" George Walker Bush estuda convidar seu colega virtualmente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, para uma visita aos Estados Unidos o mais rapidamente possível.
A informação foi dada por John Maisto, responsável pela América Latina no Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, a um alto funcionário de um país sul-americano cujo nome a Folha se comprometeu a preservar.
Essa autoridade sul-americana jantou com Condoleezza Rice, assessora de Bush para Segurança Nacional, ainda antes do primeiro turno, aproveitando o fato de ter sido colega de faculdade dela.
Comentou com Condoleezza que Lula seria eleito e, mais, que seria "um grande presidente". Sugeriu que os EUA não cometessem com Lula "os erros que cometeram com tantos países latino-americanos".
Ela, sensibilizada, recomendou que o interlocutor procurasse Maisto.
Foi nessa segunda conversa que o norte-americano antecipou a idéia de convidar Lula para fazer aos EUA uma de suas primeiras viagens internacionais após a eleição, antes ou depois da posse (a primeira deverá ser a Buenos Aires).
A simpatia norte-americana, se real, não é exatamente por encanto com Lula. Trata-se do exercício da mais pura "Realpolitik".
Da ótica norte-americana, já há problemas em penca na América Latina para que os Estados Unidos assanhem mais um -por ação ou por omissão. Há a Colômbia, cuja guerra civil só faz aumentar, há a Venezuela e a sua turbulência institucional crescente, há a Argentina e a sua crise agônica (e uma eleição de resultado imprevisível), há um coronel de esquerda (Lucio Gutiérrez) com chances de ganhar no Equador e há outro esquerdista (Tabaré Vázquez) favorito no Uruguai.
Chamar alguém de "companheiro" na região é, pois, tudo o que Bush gostaria de poder fazer.


Texto Anterior: Editoriais: RESISTÊNCIAS NA ONU

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Brincando com fogo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.