UOL




São Paulo, sábado, 25 de janeiro de 2003

Próximo Texto | Índice

RUMO AOS 450 ANOS

A cidade de São Paulo adentra hoje o seu 450º ano de existência. Esse número tem ensejado iniciativas voltadas ao resgate de marcos urbanos que decaíram com o tempo. Trata-se de um movimento que se inspira em eventos ocorridos há meio século, quando uma grande mobilização política e cultural preparou a cidade para a comemoração de seu quarto centenário.
A revalorização do centro da cidade é um desses movimentos. O fenômeno, que vem de tempos, agora progride a olhos vistos a fim de transformar o núcleo urbano da paulicéia num local mais atrativo, do ponto de vista cultural, administrativo e, também, habitacional.
O grande desafio da "civilização paulistana", porém, está fora do centro da cidade. Os bairros centrais de São Paulo, exceto pela violência, formam uma região verdadeiramente urbanizada, com serviços de qualidade compatível com os encontrados em qualquer metrópole do Primeiro Mundo. São, porém, uma diminuta porção de terra cercada por um imenso território periférico em que predominam as baixas condições de vida.
Ampliar o acesso dessa fatia majoritária da população aos serviços públicos (segurança, educação, saúde, transporte, iluminação regularização de propriedade, acesso à Justiça etc.) é o obstáculo que os cidadãos paulistanos e a sua elite política até hoje não conseguiram superar.
Os instrumentos de intervenção do poder público para atacar a exclusão urbana foram aperfeiçoados. Em meados de 2001, foi aprovado no Congresso Nacional o Estatuto da Cidade. No ano seguinte, a Câmara Municipal de São Paulo finalmente conseguiu aprovar o Plano Diretor. As duas legislações facilitam a consecução de políticas que se destinem a acelerar o resgate da cidadania da maioria dos paulistanos. A ninguém interessa a permanência do urbanismo excludente de São Paulo, um dos mais eficientes mecanismos de reprodução da violência.


Próximo Texto: Editoriais: O PT "MOBILIZA" O IBGE
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.