São Paulo, sexta-feira, 25 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Tremor de terra
"Moro no centro da cidade, perto do metrô Anhangabaú. Na terça-feira, senti o tremor de terra. Paredes e chão estremeceram, idem os móveis. Ao descer do sexto andar para saber informações, não consegui descobrir o que se passava.
Ao voltar ao meu andar, encontrei uma vizinha, me dizendo que a TV noticiou um tremor de terra. Liguei a televisão, e apenas a Rede TV! informava o acontecido. Foi aí que lembrei de ligar o rádio, mas lá também havia poucas informações e, quando havia, mudava-se de imediato para o assunto da garota arremessada pela janela. Talvez, se algum prédio tivesse desabado em São Paulo, o caso da família Nardoni poderia ser esquecido por alguns instantes...
Quero dizer com isso que, quando precisamos de informações sobre algo que diga respeito à vida de todos nós, não encontramos facilmente. Esse show da menina Isabella, criado e alimentado insuportavelmente pela mídia, é mais importante do que um serviço de utilidade pública!"
RENATA RODRIGUES (São Paulo, SP)

 

"Há 26 anos, meu filho, então com 12 anos, me disse: Pai, você não acha que o Brasil tem muita sorte em não ter furacões e terremotos? Nem tanta sorte assim, disse à ele: em compensação nós temos a Câmara e o Senado em Brasília. Que bons tempos aqueles!"
LUÍS GONZAGA ROCHA LEITE (Tatuí, SP)

Álcool nas estradas
"Mais uma vez, os deputados prestam desserviço à toda a população ao mitigar os efeitos da proibição de vendas de bebidas nas estradas ("Câmara flexibiliza veto a bebidas em estrada", Cotidiano, 24/4). Serão esses senhores responsáveis por inúmeras mortes nas estradas em função de bebidas."
MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)

Ex-presidentes
"Ganharam as lentes e a primeira pagina das TVs e jornais do Brasil os ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e o atual presidente Lula, na posse do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.
Só não ganharam a simpatia do povo que os elegeu. Sarney deixou o cargo com 85% de inflação ao mês: Collor avançou na poupança do povo; FHC fez tudo o que o Consenso de Washington lhe pediu; por fim, Lula dá continuidade: esmola ao povo e lucro aos bancos e às multinacionais.
Moral da história: dos quatro, nenhum conseguiu melhorar o Brasil num só quesito. Lamentavelmente, crescemos na educação como rabo-de-cavalo, sempre para baixo. Pobres de nossas crianças! Em quem devemos acreditar, se os quatro falharam?"
JOSÉ PEDRO NAISSER (Curitiba, PR)

Eleição nos EUA
"O texto "Enquanto rivais discutem, McCain caça seus eleitores" (Mundo, 24/04) recorda-me a frase "enquanto os cães ladram, a caravana passa incólume".
Ou seja, dois candidatos do mesmo partido desgastam-se com provocações inúteis, às vezes com ofensas, na briga pelos votos. Enquanto isso, o adversário do outro partido vai se fortalecendo. Dizem que a união faz a força. Isso poderia servir como exemplo à dupla que briga pelo poder, isto é, em vez de se enfraquecerem, poderiam unir seus esforços.
Em outras palavras, um poderia ser o vice do outro. Assim, praticamente, seriam imbatíveis contra o rival republicano. Mas, como sempre, o egocentrismo fala mais alto."
RICHARD ZAJACZKOWSKI (Francisco Beltrão, PR)

Sabatina Folha
"O caríssimo deputado Ciro Gomes, disse que agradece a Deus não ter sido eleito em 2002 (Brasil, 23/4). E eu vou agradecer a Deus mais ainda se ele nunca mais na vida for eleito. Ele, o irmão Cid ou qualquer parente próximo a ele."
FARLEY XAVIER (Belo Horizonte, MG)

PV
"Os profissionais da Folha são muito bem informados e responsáveis, mas na edição desta quinta cometeram um grave equívoco. Somaram ao tempo de TV a que Gilberto Kassab terá direito no horário eleitoral o tempo do PV,como se os partidos já tivessem acertado alguma coligação (quadro "Propaganda eleitoral na TV", Brasil).
Essa informação é improcedente, já que a Executiva Municipal do PV decidiu em reunião na última terça-feira, dia 22/4, ter candidatura própria à Prefeitura de São Paulo, indicando o presidente nacional da sigla, José Luiz Penna, como pré-candidato ao posto."
CACÁ CAMARGO ,presidente do diretório zonal de Pinheiros do PV (São Paulo, SP)

Araguaia
"Tenho acompanhado com um misto de alegria e tristeza as notícias e opiniões expressas pela Folha sobre a Guerrilha do Araguaia.
Muito me contenta perceber que algumas pessoas retrógradas não detêm sobre este assunto poderes de decisão ou execução; também, que elas não representam uma opinião generalizada. Entretanto, me angustia a forma como se tenta induzir os leitores, como no editorial "Vítimas e vítimas" (20/4).
Nas duas vezes em que meu pai (Salvador Gonçalves da Silva) foi preso, em Palestina do Pará, estava no labor, no ofício cansativo de um lavrador. Foi ali no roçado, no meio da mata amazônica, que os militares o apanharam sem que ao menos soubesse o que estava acontecendo.
Ele não defendeu nem a política dos militares nem a do PC do B, pois não tinha referenciais de tais; nem sabe ler ou escrever.
Meu pai haveria de querer ser torturado até quase morrer? De lá para cá nunca mais teve saúde! Como fica a dignidade de um homem da roça nessas condições? Ele não é digno de reparação pelo Estado?
As torturas da Guerrilha do Araguaia não acabaram em 1974. Quem participou daquele banquete de morte convive diariamente com as mesmas dores. Uma indenização é insignificante ante tanta tortura."
JOAQUIM REIS (Sumaré, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Laymert Garcia dos Santos: O legado de Paulo de Mesquita Neto

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.