UOL




São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Carta do último petista

SÃO PAULO - Conheci Carlos Fernando Galvão quando, estudante ainda, era um desses raros poetas que buscam soluções para os problemas do mundo (ou, ao menos, para os de seu entorno).
Queria palpites sobre um livro com o relato de ações concretas. Hoje, aos 33 anos, é professor de geografia, doutorando em ciências sociais e presidente da ONG Cidade Viva.
Militante de base do PT, estufava o peito de orgulho. Agora, manda o e-mail que resumo a seguir: "Você afirmou, com boa razão, que, se havia idealismo (no PT), antes do poder, ele já acabou".
"Isso pode ter acontecido com a nossa cúpula, mas não aconteceu com boa parte da militância, na qual me incluo. Tanto é verdade que queria o meu PT de volta, como já disse em outras mensagens."
"Continuo, por exemplo, acreditando piamente que já pagamos a nossa dívida externa uma dúzia de vezes e apoiaria, de bom grado, uma auditoria nela."
"Não mudei de opinião só porque meu partido ascendeu ao governo. Isso está me dando um desgosto muito grande, que só é aumentado quando leio o que você escreveu."
"Mas não vale para todo o PT e gostaria que você chamasse a atenção para isso. Da minha parte, estou tão chateado que, em que pese o fato de que há méritos no meu governo, como a maravilhosa política externa, estou pensando se continuo filiado (eu me filiei há 14 anos, quando tinha 19 anos)."
"Rossi, o que peço é que faça uma coluna para nós, "neobobos", "dinossauros", "pré-modernos", como queiram chamar, mas que insistem em ter uma ideologia, na boa acepção da palavra."
"Rossi, fale da gente, cara. Dê-nos um pouco de voz no meio dessa aridez em que o mundo em geral e o Brasil em particular estão se transformando. Ajude-nos a não matar na raiz o sonho de acreditarmos que um outro mundo é possível."


Texto Anterior: Editoriais: SEM TRANSPORTE

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Passado e futuro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.