São Paulo, sábado, 26 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUY CASTRO

Terra, mar e ar

RIO DE JANEIRO - No último domingo, no Paraná, o padre Adelir de Carli atrelou-se a mil balões de festa cheios de gás hélio e soltou-se no espaço, disposto a bater o recorde mundial de permanência no ar nessa categoria de balonismo. Deve ter batido porque, até este momento, não regressou à base. Mas há razões para temer que ele não poderá saborear sua façanha no "Guinness".
Na terça-feira à noite, um terremoto de 5,2 graus na escala Richter sacudiu São Paulo, assustando milhões e provocando faniquitos nos Estados vizinhos. Pode ter sido aterrador pelo ineditismo, mas não vamos nos jactar. Em termos internacionais, a gradação foi tão mixuruca que, num mano a mano com os números de Tóquio, Los Angeles e Istambul, o tremor de São Paulo não pegaria nem aspirante.
Por fim, na manhã de quinta, tivemos o tsunami de Niterói -na verdade, apenas uma super-ressaca, mas que provocou ondas de três metros na baía de Guanabara e quase afundou um catamarã com centenas de passageiros. Poderia ter sido uma tragédia, mas não foi. Por isso, os surfistas tiraram as pranchas dos armários, atiraram-se ao mar e fizeram a festa.
Se acreditasse nessas coisas, eu diria que alguma estamos aprontando, para que o perigo nos ronde em terra, mar e ar. Mas parece não haver relação entre essas quase calamidades. Os técnicos garantem que o maremoto não foi causado pelo terremoto. E espera-se que nenhum dos dois tenha sido causado pelo voluntarismo e pela imodéstia do padre.
Uma antiga coleção de livros de aventuras, que toda a minha geração leu, chamava-se "Terramarear". Fosse num deles, quando a terra começasse a tremer e as ondas se jogassem em fúria contra a orla, o padre surgiria cavalgando os céus, suspenso por seus balões coloridos, e poria a natureza em seu lugar.


Texto Anterior: Brasília - Melchiades Filho: Parente é serpente
Próximo Texto: Fábio Victor: Lugo lá
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.