São Paulo, sábado, 26 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Ânimo, não estamos sós

PARIS - Acredite, meu caro, a classe política italiana está mais podre que a nossa, conforme informações publicadas ontem pelo jornal espanhol "El País".
Aproveito, aliás, para manifestar a inveja que sinto de dois jornalistas italianos do "Corriere della Sera" por terem achado a designação e a descrição certas para os políticos italianos, que servem à perfeição para os brasileiros. O título do livro é "La Casta", e o subtítulo, "assim os políticos italianos se tornaram intocáveis". Vale lá, vale no Brasil.
Ainda mais que, segundo "El País", o tema central do livro é "o custo dos políticos e os inúmeros casos de corrupção institucional, abuso de poder e nepotismo". Nada, portanto, que não seja familiar aos brasileiros.
Ousaria dizer, no entanto, que, em matéria de mordomia, os conterrâneos de meu avô são imbatíveis: a Presidência, basicamente decorativa em sistema parlamentarista, dispõe de 13 aviões, dos quais quatro são Boeings-737, mas gastou mesmo assim 65 milhões (cerca de R$ 170 milhões) em aluguel de aviões adicionais.
O Estado italiano dispõe de 150 mil carros oficiais, com os respectivos motoristas, e por aí vai. Não é um fenômeno novo. Quando era criança, sempre ouvia minha avó dizer: "Piove, governo ladro".
Até a chuva era culpa do governo larápio, coisa que ela deve ter ouvido dos pais italianos. Não obstante, a Itália saiu dos escombros da guerra para ser a quinta potência mundial, com notável qualidade de vida. O Brasil, ao contrário, sem guerra e com casta política similar, fica eternamente patinando na sua conhecida mediocridade. Será que somos tão espantosamente incompetentes que não conseguimos progredir o suficiente enquanto os políticos dormem para que o progresso não seja todo destruído quando eles acordam?
Ou as máfias italianas é que são melhores que as nossas?


crossi@uol.com.br

Texto Anterior: Editoriais: A Igreja e os índios

Próximo Texto: Toronto - Fernando Rodrigues: Efeitos práticos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.