São Paulo, quarta-feira, 26 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

O perigo Bush

SÃO PAULO - Iasser Arafat não é nenhum santo, como deixou bem claro o mais conhecido intelectual palestino, Edward Said, em mais um notável artigo publicado domingo por esta Folha.
Ainda assim, é o presidente legítimo da Autoridade Palestina e tem o aval de uma eleição "justa e livre", conforme certificação da comunidade internacional, bem ao contrário de incontáveis líderes que gozam de pleno apoio e, não raro, de suporte financeiro dos Estados Unidos.
Por isso é intolerável a desqualificação de Arafat feita anteontem por George Walker Bush na esteira, aliás, de desqualificações anteriores igualmente indignas.
A rigor, a comunidade internacional é que teria o direito de desqualificar George Walker Bush por, ao menos, duas razões de peso:
1 - Retirou a assinatura aposta por seu antecessor, Bill Clinton, no Protocolo de Kyoto, a mais sólida tentativa internacional de conter a emissão dos gases que provocam o efeito estufa e, por extensão, o aquecimento do planeta.
Ou seja, sobrepôs supostos interesses da indústria norte-americana à proteção ambiental.
2 - Não apóia a criação do Tribunal Penal Internacional, com o que os EUA, sob sua administração, se colocam acima da lei. Envia, ademais, o claro sinal de que direitos humanos só devem ser respeitados (e, suas violações, punidas) quando não estão envolvidas tropas dos EUA.
Um presidente com esse déficit nas costas não tem o menor amparo moral para dizer quem pode e quem não pode governar a Palestina, a Cochinchina ou o raio que o parta.
Mesmo que o tivesse, silenciar sobre essa violação clara à soberania de uma sociedade, a única a quem cabe escolher quem deve governá-la, é ser cúmplice, por omissão, se amanhã ou depois George Walker Bush cismar de desqualificar uma eventual Presidência José Serra por conta de divergências insanáveis sobre patentes.


Texto Anterior: Editoriais: CALAMIDADE AFRICANA

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: O fator Garotinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.