UOL




São Paulo, sábado, 26 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BLAIR X BBC

Além de mergulhar Tony Blair na maior crise política de seus seis anos como premiê, a morte -aparentemente suicídio- de um especialista em armas de destruição em massa que servia ao governo britânico provocou um debate jornalístico que tem no centro a British Broadcasting Corporation (BBC).
Encontrado morto há uma semana, o microbiólogo David Kelly foi fonte de reportagem em que a rede acusou o assessor de imprensa de Blair de incluir informações duvidosas em dossiê sobre o arsenal de Saddam Hussein, de modo a exagerar a ameaça representada pelo ditador e obter respaldo para invadir o Iraque.
Levada ao ar em maio, a reportagem desencadeou uma onda de pressões sobre a emissora, da qual o governo passou a exigir ora desculpas formais, ora a identificação da fonte -até então mantida em sigilo. Diante de seguidas recusas, autoridades deixaram "vazar" o nome de Kelly. Pouco antes de morrer, ele negou ter dado as informações ao repórter.
Ao reconhecer, depois da morte, que sua fonte era mesmo Kelly, a BBC tornou-se alvo de críticos para os quais foi ela, não o governo, que "esquentou" as avaliações do especialista, levando-o ao desespero.
Financiada diretamente pelo contribuinte, a octogenária rede tem um estatuto que protege sua linha editorial de interferências governamentais. O caso Kelly é a mais recente de uma série de insatisfações de Blair com a emissora, também às turras com o governo de Israel, que a acusa de manter viés pró-palestino.
Seria ingênuo exaltar a independência da BBC sem ponderar que o "velho trabalhismo" incrustado na emissora é visível na orientação de seu noticiário. Porém, num ambiente jornalístico de predominância conservadora, a "esquerda" representada pela BBC contribui para a diversidade informativa. Sua cobertura da guerra foi um contraponto ao oficialismo da TV americana. Independentemente do que o inquérito em curso concluir, permanece o fato de que as armas alardeadas por Blair e Bush jamais foram encontradas.


Texto Anterior: Editoriais: CADASTRO POSITIVO
Próximo Texto: São Paulo - Clóvis Rossi: Lula não acredita em Lula
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.