UOL




São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2003

Próximo Texto | Índice

DINAMISMO AMERICANO

A revisão do desempenho da economia norte-americana promovida pelo Departamento de Comércio reforçou o extraordinário dinamismo no terceiro trimestre. A taxa de crescimento anualizada do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA foi ampliada de 7,2% para 8,2%.
Os gastos em consumo e em novas residências foram responsáveis por 68% dessa expansão. As famílias aproveitaram as restituições de impostos e os baixíssimos juros -descontando o deflator implícito do PIB a taxa real fica negativa- para a troca de automóveis e construção de casas. Os gastos em bens de consumo duráveis aumentaram 26,5%, impulsionando a indústria automobilística, que cresceu 43,2%, após três trimestres de contração. Os investimentos residenciais subiram 22,7%.
Também cresceram os gastos em equipamentos e software (18,4%), movimentando a indústria de informática. As vendas finais de computadores aumentaram 96,8%. Diante disso, os lucros das corporações se expandiram em 10,6%, após queda de 5% no segundo trimestre. Esses resultados podem corroborar as expectativas otimistas dos mercados financeiros, sobretudo nas Bolsas de Valores, e impulsionar um ciclo expansivo sincronizado da economia mundial. As estimativas para o crescimento do PIB norte-americano em 2004 giram em torno de 4%.
Todavia, alguns riscos ainda permanecem no horizonte. Os estímulos fiscais aos consumidores deverão diminuir e provavelmente haverá menor espaço para novos cortes tributários, dado o déficit fiscal. As taxas de juros deverão iniciar movimento de alta, a despeito da ameaça de deflação -o índice de preço ao consumidor não variou em outubro-, sob o risco de impulsionar a formação de novas bolhas de ativos financeiros e de imóveis.
Assim, os principais dinamizadores do crescimento atual -redução de impostos e crédito barato - podem arrefecer. Além disso, a excessiva volatilidade das moedas internacionais prossegue despertando cautelas nas decisões econômicas.


Próximo Texto: Editoriais: UTOPIA E REALIDADE
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.