São Paulo, segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALDO CRUZ

Corrida de obstáculos

BRASÍLIA - Definitivamente, esse não será um final de ano dos sonhos para o presidente Lula. Só tem abacaxi para ele descascar em pouco mais de 30 dias. Vejamos.
Walfrido dos Mares Guia caiu, José Múcio Monteiro é o novo articulador político e subiu no bonde andando, com um monte de gente ameaçando saltar fora antes da próxima estação.
Renan Calheiros cobra a bóia de salvação do Palácio do Planalto. Vai entregar a presidência do Senado, mas quer a ajuda de Lula para preservar seu mandato. Senão o cheiro de vingança vai tomar conta dos ares da capital.
Vencida essa etapa, vem a votação em primeiro turno da CPMF, o imposto do cheque. Hoje, Lula não tem os 49 votos necessários para aprovar sua prorrogação. Terá de abrir os cofres para os tucanos se quiser manter os R$ 40 bilhões. A oposição pressente a desorganização do governo e quer votação já.
Em seguida, Lula tem de eleger um novo presidente do Senado. Tem de ser do PMDB. Tem de ser alguém que não deixe para trás senadores insatisfeitos, loucos para dar o troco no governo.
Segure o fôlego porque ainda há barreiras pela frente. Tem o segundo turno do imposto do cheque, com senadores louquinhos para espetar a conta no Planalto, e a votação do Orçamento de 2008.
Sem falar na crise do gás, abafada com a descoberta do megacampo de petróleo, mas ainda presente no horizonte de médio prazo.
Uma verdadeira corrida de obstáculos. Imagine se um cenário cinzento como esse estivesse cobrindo os céus do país num momento de fraqueza econômica.
Pois é, crise aguda na economia não está no horizonte. Lula, porém, já trabalha com a hipótese, antes descartada, de ser derrotado na votação da CPMF. O que vai provocar solavancos no mercado.
A oposição aposta nisso. Acredita que sairá ganhando. Pode virar a grande vilã da história. Afinal, Lula tem uma enorme capacidade de posar de vítima. A conferir.

Texto Anterior: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: ABC da miséria nacional
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Ruy Castro: Laranja bichada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.