UOL




São Paulo, sexta-feira, 26 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SERGIO TORRES

Futura ex-lagoa

RIO DE JANEIRO - O mapa do Estado do Rio tende a ser modificado com o gradual desaparecimento de uma de suas mais belas lagoas, a de Piratininga.
O esvaziamento da lagoa, uma jóia do privilegiado litoral fluminense, começou nos anos 40, com a abertura de um canal de ligação com a vizinha lagoa de Itaipu. Em um nível mais alto, a água de Piratininga passou a escoar para Itaipu.
Veio, nas décadas seguintes, a urbanização caótica, com suas consequências: despejo de esgoto, aterros, favelas e uma especulação imobiliária gananciosa ao extremo, que gerou a incrível venda de lotes submersos. Apostando no fim da lagoa, houve gente que vendeu e comprou lotes que um dia viriam à tona. Em vários deles já há casas construídas.
A descrição mostra que o problema é velho. O que espanta é que nem os sucessivos governos estaduais nem a Prefeitura de Niterói (onde fica a lagoa) conseguiram resolvê-lo.
Os planos de recuperação são muitos, anunciados à média de quase um por ano. Os poucos implantados não tiveram sequência. Foram esquecidos. O projeto deste ano prevê comportas, dragagem e até um túnel entre a lagoa e a praia de Piratininga. Já há até firma contratada pelo governo estadual, por R$ 2,5 milhões.
Primeira de 15 lagoas entre a barra da baía de Guanabara e a cidade de Cabo Frio -uma orla de 150 km de restingas-, a de Piratininga tem a diferenciá-la a proximidade das montanhas. Vertentes florestadas da serra Grande começam a partir do espelho d'água da lagoa. Uma paisagem deslumbrante que está sumindo.
Hoje, a lagoa tem 2,8 quilômetros quadrados de área. Já foi muito maior. Para comparar o espaço atual com o original, basta subir ao mirante do morro da Viração. A 300 m de altura, avista-se até onde a lagoa ia e seus limites de agora. A perda parece irremediável. A mancha urbana já ocupou o espaço vazio.


Texto Anterior: Brasília - Valdo Cruz: Justiça seja feita
Próximo Texto: José Sarney: Bons Anos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.