São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Sodoma e Gomorra

RIO DE JANEIRO - É médico de profissão e estatístico por conta própria e prazer. A profissão levou ao prazer. De tanto pesquisar as taxas de sobrevivência de um enfartado de 50 anos, de quantos aidéticos podem morrer de pneumonia, ele passou para estudos aparentemente inúteis, como quantas voltas tem um parafuso.
Domingo passado, jantando com ele, puxou um papelzinho do bolso e me informou que os jornais e revistas do fim de semana tinham 83% de matérias, comentários e entrevistas sobre os diversos tipos de corrupção na vida pública nacional e na vida privada de diversas entidades, instituições e gente comum de nosso cenário cotidiano.
Sobrou pouca, pouquíssima coisa para a morte de Telê, os rumos gloriosos de Chico Buarque, resenhas de filmes, moda, discos, livros e conselhos de saúde e culinária. Durante anos, as diversas mídias do mercado achavam que sexo vendia tudo. Velada ou ostensivamente, era o carro-chefe das edições.
Substituíram o sexo por saúde, perda de peso, dores da coluna, câncer de mama etc. Finalmente, chegamos ao estágio atual: quem roubou o que e quanto. Os deputados federais gastam gasolina suficiente para ir e voltar à Lua 64 vezes. Um repórter investigativo descobriu que um funcionário não sei de onde fez cinco operações do mesmo apêndice e com isso descolou licenças para tratamento de saúde e um empréstimo junto à caixa de assistência de mútua -empréstimo que até hoje não pagou, embora ele esteja providenciando a operação de seu sexto apêndice.
Assuntos palpitantes. A atualidade é importante, mas, volta e meia, provam as estatísticas, busca-se no passado os apêndices indevidamente operados, os laudos disso e daquilo desmentidos pelos fatos. Somando tudo, tem-se a impressão de que nada e ninguém escapam. Sodoma e Gomorra foram riscadas do mapa por outros motivos, mas a esbórnia continua geral.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: O troco
Próximo Texto: Demétrio Magnoli: Impostura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.