São Paulo, quarta, 27 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OMISSÃO E OPORTUNISMO

Há pelo menos dois aspectos a considerar a respeito da informação divulgada por esta Folha sobre os saques registrados no Nordeste, mostrando que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) não teve participação em 80% deles.
Primeiro aspecto: o fato de a maioria dos saques não ter tido envolvimento do MST, pelo menos segundo relatórios sigilosos da Polícia Federal, não absolve completamente o movimento, mas atenua suas culpas. Embora continue sendo condenável estimular o crime -e saque é crime-, o fato é que o MST não pode ser acusado de responsável principal pelo que tem ocorrido no Nordeste.
Pode, sim, ser acusado de tentar multiplicar o impacto de atos do gênero, ao promover, por exemplo, a invasão de agências bancárias no Paraná, um Estado muito distante do epicentro da crise do momento.
Mas o fato de o MST incentivar tais ações não isenta o governo de sua parcela de responsabilidade nos episódios. Se a maioria dos saques, como indica o relatório da própria Polícia Federal, teve a fome como combustível básico, parece evidente que, se o governo tivesse sido mais ágil em ações preventivas, o problema teria sido pelo menos atenuado.
Vale lembrar que outro relatório, da Secretaria de Inteligência, revelado há duas semanas pelo general Alberto Cardoso, chefe da Casa Militar, indica que o governo federal estava informado desde setembro de 97 da gravidade do problema.
A omissão governamental acabou por criar uma situação de desespero, o que, de resto, está retratado na reportagem de Elio Gaspari também divulgada ontem pela Folha. O desespero, sabidamente, fornece o caldo de cultura ideal para ações à margem da lei, como os saques, que, por sua vez, o MST, e também a CUT, vêm tratando de instrumentalizar politicamente. Entre a omissão do governo e o oportunismo do MST, a população fica deserdada, refém das consequências de uma e de outro. O que só pode causar apreensão.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.