São Paulo, quarta-feira, 28 de julho de 2004

Próximo Texto | Índice

EMPREGO EM SÃO PAULO

No mesmo sentido dos resultados da pesquisa mensal do IBGE, o desemprego na região metropolitana de São Paulo, apurado pela Fundação Seade e pelo Dieese, caiu em junho, atingindo 19,1%. Foi a segunda queda consecutiva, depois do pico de 20,7% de abril. O índice ainda é extremamente alto e reflete a difícil situação do mercado de trabalho na maior cidade do país.
A pesquisa traz, no entanto, alguns bons sinais, que, se não chegam a despertar entusiasmo, sugerem impactos positivos da recuperação da atividade econômica sobre as contratações. Tanto a indústria quanto o comércio e os serviços criaram mais vagas do que fecharam, e o rendimento médio auferido pelos trabalhadores mostrou sua primeira reação neste ano.
O declínio do desemprego foi decorrência da criação de 107 mil postos de trabalho, quantidade suficiente para absorver aqueles que buscaram uma vaga no mês de junho (58 mil) e para reduzir o total de desempregados. Este, no entanto, encontra-se em nível ainda muito alto: um "exército" de 1,911 milhão de pessoas estava sem emprego na região metropolitana no mês passado, segundo a pesquisa.
O quadro, portanto, parece de gradual melhoria, num cenário marcado pela precariedade. O alto desemprego na Grande São Paulo é um problema grave, com reflexos negativos em diversas áreas. O fenômeno certamente está ligado ao padrão de crescimento baixo e descontínuo da economia brasileira, mas possui também características relacionadas ao perfil econômico da cidade e às mudanças por que tem passado o setor produtivo nas últimas décadas.
Mesmo com a confirmação da reativação da economia, não se devem esperar mudanças mais drásticas no desemprego de São Paulo. Para que a situação possa mudar de maneira significativa, será preciso que a retomada da atividade econômica se transforme num processo de crescimento robusto e continuado -algo que, neste momento, é uma possibilidade, mas não uma garantia.


Próximo Texto: Editoriais: RISCO AMBIENTAL
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.