São Paulo, quinta, 28 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O neo-autoritarismo (2)

CARLOS HEITOR CONY
Rio de Janeiro - Lado a lado do autoritarismo econômico, mais ou menos como causa e efeito do neoliberalismo, temos o autoritarismo político. No início, foi exercido com alguma sutileza, pelo menos até o momento em que o governo empenhou-se fisiologicamente na emenda da reeleição do atual presidente da República.
Pouco a pouco, a sutileza foi substituída pela grossura. Depois de extorquir por condenáveis processos o direito de continuar no poder, o grupo liderado por FHC procura garantir uma eleição tranquila, apenas para continuar exibindo a face conveniente do regime democrático -tal como as ditaduras formais sempre fizeram, obtendo do Congresso leis que referendam o autoritarismo. Foi assim na Alemanha nazista, na Itália fascista e na União Soviética stalinista.
As regras para a próxima eleição estão sendo alinhadas de tal forma que será impossível uma vitória da oposição, já combalida por divisões de fundo e forma. Diminuindo a duração da campanha, podendo o presidente usar todos os escaninhos do governo para se promover, desde o avião presidencial ao rotineiro ofício de tapar um buraco na estrada ou abrir uma creche, só ficará faltando uma lei (ou medida provisória) determinando que, em face da situação, o mandato presidencial de FHC será prorrogado até...até...
Bem, a data fica em aberto. Antecedentes históricos bolaram uma forma (que foi usada por Mussolini) que é uma obra-prima de concisão: "...Até que seja necessário".
Quem determina o "necessário" é o próprio interessado. Não tenho certeza, mas acho que Salazar (ou Franco) usou uma fórmula diferente que dava no mesmo: "Até que os objetivos nacionais sejam alcançados".
Não teremos a ditadura formal, mas de fato. Sim, haverá a mídia, onde alguns poucos dinossauros saudosos do Muro de Berlim continuarão chiando. Nada poderão contra a lucidez cívica dos neoconvertidos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.