São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CORRIDA DEMOCRATA

Foi eloqüente a vitória do senador John Kerry nas primárias democratas do Estado de New Hampshire. Tido como um postulante quase sem chances duas semanas atrás, ele agora coleciona duas importantes vitórias e desponta, se não como favorito, ao menos como o candidato do momento.
É cedo para arriscar prognósticos. As prévias de Iowa e New Hampshire, por serem as primeiras, têm grande impacto na mídia, o que, pelo efeito multiplicador da imprensa, tende a favorecer quem as vença. São, no entanto, Estados pequenos. Bill Clinton perdeu essas duas disputas em 1992, mas conseguiu a indicação e acabou vencendo as eleições.
O segundo colocado em New Hampshire, Howard Dean, ex-governador de Vermont, passa por um mau momento. De franco favorito antes de Iowa passou à condição de sobrevivente. Precisa agora obter uma boa vitória em algum dos sete Estados onde haverá disputas na próxima terça-feira.
Se a situação de Dean é difícil, a dos demais postulantes que tinham pretensões reais, como o general Wesley Clark e os senadores John Edwards e Joseph Lieberman, não é mais tranqüila. Todos precisam de vitórias para manter-se vivos. Clark e Edwards têm a seu favor o fato de serem sulistas e as disputas da semana que vem se concentrarem nessa região.
Aparentemente, os democratas americanos estão considerando não apenas as idéias dos candidatos, mas também suas supostas chances de derrotar o presidente George W. Bush. É aí que o moderado -quase conservador- Kerry pode estar levando vantagem sobre o mais "progressista" Dean. Enquanto o ex-governador de Vermont fez forte oposição à Guerra do Iraque e se especializou em atacar Bush, Kerry apoiou a aventura militar e votou a favor de leis polêmicas propostas pelo governo, como o Patriot Act, que suprimiu liberdades civis em nome do reforço à segurança.


Texto Anterior: Editoriais: ILUSÃO UNIVERSITÁRIA
Próximo Texto: São Paulo - Clóvis Rossi: Pelo telefone
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.