São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 2005

Texto Anterior | Índice

ERRAMOS

Diferentemente do que foi informado ontem no quadro "Depoimentos de hoje", publicado na pág. A6 (Brasil), vão depor hoje à CPI dos Correios Antonio Osório Batista, Eduardo Medeiros e Maurício Madureira, ex-diretores dos Correios. O publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza depõe hoje à Corregedoria da Câmara.
 
Diferentemente do que informou o texto "Licitação vai escolher móveis e tapetes que custarão R$ 87 mil" (Brasil, pág. A9, 28/6), o arquiteto Charles-Edouard Jeanneret, conhecido como Le Corbusier (1887-1965), era suíço, e não francês.
 
Quadro da Loteca de 27/6 (Esporte, pág. D5) inverteu o resultado de Paysandu 2 x 1 Palmeiras.
 
Diferentemente do publicado no texto "Ópera de Mozart ganha versão de músicos estreantes" (Ilustrada, pág. E5, 26/6), é a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado, e não a Banda Sinfônica Jovem, que participa da ópera. A estréia é hoje, e não amanhã.
 
Diferentemente do publicado no texto "Experiência contraria lei de Arquimedes" (Ciência, pág. A5, 25/6), um objeto submerso não desloca o equivalente à sua massa em água, e sim o equivalente ao seu volume. Arquimedes soluciona o dilema do rei porque a coroa, com uma liga de ouro e prata, tem o mesmo peso que o ouro cedido pelo rei, mas um volume maior, denunciado ao ser imersa em água. É apenas no caso de um objeto flutuante que a quantidade de água deslocada será equivalente à massa do objeto, caso em que os cientistas do Instituto Weizmann, em Israel, observaram uma violação da lei de Arquimedes dependendo do caráter hidrofílico (afinidade à água) ou hidrofóbico (repulsa à água) do objeto em questão.


Texto Anterior: Painel do leitor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.