São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2004

Próximo Texto | Índice

O FÁCIL E O DIFÍCIL

A Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, divulgada pela Fundação Getúlio Vargas, detecta um ânimo mais favorável dos empresários do setor industrial brasileiro. Se o quadro ainda é marcado por dificuldades, reúnem-se indícios de que a recuperação cíclica da economia, esperada após um ano de restrições e crescimento negativo, ganha vigor e dinamismo. É o que sugerem alguns dados do levantamento, que abrangeu 945 empresas em 24 Estados do país.
A situação dos negócios foi considerada boa por 33% das companhias consultadas e fraca por 11% delas. Foi o melhor resultado para esse item desde abril de 1995, quando 41% avaliaram a situação como boa e 6% como fraca. Os empresários também se mostram mais animados no que tange à adequação dos estoques, à propensão a contratar no terceiro trimestre e à expectativa sobre o fortalecimento da demanda. A sondagem mostrou, ainda, aumento do uso da capacidade instalada da indústria, que se encontra, em média, em 84,2%, o patamar mais expressivo desde outubro de 1997.
Os empresários industriais estão confiantes na evolução dos negócios no segundo semestre: 59% deles prevêem melhora na comparação com o mesmo período do ano passado - e apenas 5% acreditam em piora. Salvo mudanças drásticas e imprevistas, parecem, portanto, asseguradas as condições para que se alcance neste ano o crescimento, esperado pelos analistas, de 3,5% a 4% do PIB.
O otimismo que emerge da sondagem, porém, está enraizado no que se poderia chamar de a etapa "fácil" da reativação econômica, aquela que ocorre sobre uma base deprimida, como a de 2003, com forte ênfase nas exportações em contraste com um mercado interno ainda fraco, com tímidos sinais de melhora.
A etapa difícil é a da criação de condições para que a expansão não esbarre na carência de investimentos e nos gargalos de infra-estrutura, num quadro -deseja-se- de aumento da demanda interna, recuperação da renda e queda do desemprego.


Próximo Texto: Editoriais: ESCUTA E CENSURA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.