UOL




São Paulo, domingo, 30 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

Guerra
"Como o governo dos EUA ainda pode ter a cara de pau de dizer que quer a liberdade do Iraque se é no dia sagrado para os muçulmanos, sexta feira, que os imperialistas norte-americanos e seus lacaios britânicos lançam o maior bombardeio sobre Bagdá?
O horror desta guerra contra um país soberano, sem o aval da ONU, é um dos maiores absurdos da história moderna. Os EUA não têm moral para dizer que querem livrar o Iraque do regime de Saddam Hussein pois eles mesmos conviveram muito bem durante muito tempo com o presidente iraquiano."
José Lourenço Cindra (Guaratinguetá, SP)
 

"O 'passeio' militar americano está durando mais do que o previsto. A rebeldia contra Saddam não aconteceu. Os curdos estão na moita. A batalha final será, sem dúvida, em Bagdá. Será uma batalha urbana, em que a tecnologia da guerra não terá muita eficiência.
A duração dessa batalha (lembremo-nos de Stalingrado) poderá irritar o caubói texano e levá-lo a usar uma bomba nuclear. Tudo é possível quando se lida com um maníaco obsessivo."
Jacy Waldyr Fischer (Porto Alegre, RS)
 

"Um dos alegados motivos da agressão anglo-americana contra o Iraque é que os Estados Unidos querem espalhar a democracia pelo mundo árabe, e o Iraque seria o primeiro passo.
Porém a maneira como os Estados Unidos vêm tratando a TV Al Jazeera desde que essa rede do Qatar mostrou os prisioneiros norte-americanos mostra bem que tipo de democracia eles querem implantar no mundo árabe.
As TVs norte-americanas mostraram os prisioneiros iraquianos e nem por isso a administração americana protestou. A Al Jazeera já abriu espaço para vários membros do governo norte-americano fazerem sua propaganda -inclusive Donald Rumsfeld. A TV do Qatar está apenas mostrando todos os aspectos que envolvem uma guerra. O compromisso dos veículos de comunicação do mundo inteiro deve ser com a verdade e com o público."
Anwar Assi (Beirute, Líbano)

Governo
"O governo de Luiz Inácio Lula da Silva sinaliza boas perspectivas para alavancar o agronegócio no Brasil, principalmente com o superávit comercial que tem ocorrido nos últimos anos. O incentivo comercial e os subsídios na produção e na exportação de produtos como carne, soja, café, couro, algodão, fibras vegetais, óleo e farelo são imprescindíveis para a geração de emprego e de renda.
O que causa preocupação é a falta de praticidade na implantação de políticas públicas eficazes, como é o caso dos transgênicos, do biodiesel etc.
Este é o momento de agir com racionalidade e rapidez, como disse o presidente. Caso contrário, nossa credibilidade com os parceiros internacionais poderá ficar altamente comprometida."
José Batista de Carvalho Filho (Campinas, SP)
 

"Não me surpreendem, tampouco penso serem absolutamente perniciosas, as divergências internas do PT, afinal, quem governa é, às vezes, refém do poder. O PT é muito parecido com um organismo humano: tem coração, cérebro, fígado etc. Mas ainda não é possível perceber quem é o que.
O certo é que o corpo humano não tem melhores ou piores órgãos. Todos têm sua utilidade, e devemos saber usar bem cada um deles. Assim também é o mundo. Nos EUA, por exemplo, parece que são o fígado e o intestino que governam, mas o coração protesta nas ruas.
E o corpo brasileiro está doente. Estamos vendo uma Justiça míope, a saúde anêmica e a economia dependente, quase drogada. Mas ninguém fica doente de um dia para outro, e os remédios às vezes são amargos. O PT tem uma longa guerra pela frente e precisa tomar muito cuidado com o "fogo amigo"."
Leandro da Silva (Santos, SP)

Coerência
"Tendo em vista a coerência que alguns parlamentares do PT vêm demonstrando em relação às diretrizes ditadas pelo partido desde o seu início -incluindo a preocupação com a defesa dos interesses do país e da sua população-, não é justo que a cúpula dirigente desse partido ameace com expulsão parlamentares que muito serviram ao PT, como os deputados Babá, Luciana Genro e Lindberg Faria, a senadora Heloísa Helena e outros defensores da coerência partidária. Espero, como eleitora do PT, que os senhores dirigentes saibam governar com ideais e práticas democráticas, procurando um melhor entendimento através do diálogo e respeitando as idéias dos demais companheiros.
Afinal, o PT sempre defendeu ostensiva e veementemente a democracia dentro do partido e condenou as demais legendas pela maneira antidemocrática e ditatorial com que tratavam os dissidentes e aqueles que pensavam diferentemente da cúpula partidária. É inadmissível que agora o PT aja da mesma forma."
Selma Assis (Brasília, DF)
 

"O presidente Lula mostrou-se muito otimista em seu discurso aos empresários na Associação Comercial de São Paulo ao afirmar que as coisas estão indo tão bem que logo irá mandar as propostas de reformas para o Congresso.
Será que o seu PT estará curado até lá de sua onda antropofágica e autodestrutiva? Até quando teremos de tolerar Babás, Heloísas, Lucianas e tantos outros que esquecem que a nação tem problemas prementes que extrapolam um único partido político?"
Leila E. Leitão (São Paulo, SP)

CPMF
"É inteiramente descabida a proposta de discussão do aumento da alíquota da CPMF, como pretende o deputado federal Virgílio Guimarães (PT-MG).
Temos hoje no Brasil a segunda maior carga tributária do mundo e agora surge essa proposta absurda. Gostaria de dizer ao nobre deputado que devemos fazer a reforma tributária, e não um aumento tributário.
Meus veementes protestos contra mais esse absurdo partindo do PT."
Paulo Eduardo Cezar (São Paulo, SP)

Crime
"Que o crime organizado é uma pedra no sapato do Brasil, todos já sabem. Mas é o cúmulo saber que o tráfico de drogas está tomando conta das instituições deste país.
Uma advogada confirmar que os seus serviços são pagos pelo tráfico de drogas é a mesma coisa que utilizar recursos dos traficantes para construir escolas públicas e para fazer restaurantes comunitários para alavancar o Fome Zero."
Sérgio Galvão Diniz Torreão Braz (Brasília, DF)


Texto Anterior: Paulo de Mesquita Neto: O governo federal e a crise da segurança

Próximo Texto: Erramos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.