São Paulo, sexta-feira, 30 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editoriais

editoriais@uol.com.br

Gente suspeita

CALCULA-SE que cerca de 30% dos habitantes do Estado americano do Arizona tenham origem hispânica. Há razões para crer que, em decorrência da cor de sua pele ou de algum outro indicador étnico, os membros dessa comunidade estejam, a partir de agora, sob o risco de passar pelo constrangimento de abordagens policiais.
Na semana passada, o governo local, do Partido Republicano, sancionou uma lei que permite às autoridades exigir a documentação de todo indivíduo sobre o qual paire "suspeita razoável" de ter entrado no país ilegalmente. Mais do que isso, autoriza-se a prisão, sem mandado, de quem a polícia acreditar ter cometido algum ato ilegal.
Embora não esteja explícita nenhuma discriminação direta contra pessoas de origem latino-americana, é implausível que pessoas de origem europeia se sintam obrigadas a ter os papéis em ordem de agora em diante. Só quem tiver traços latino-americanos, na prática, despertará suspeitas de ser ilegal.
A legislação conta com o apoio da maioria dos habitantes do Arizona. Os Estados vizinhos do Texas e da Califórnia desenvolveram mecanismos, eletrônicos e físicos, para barrar a entrada de imigrantes indesejados; segundo os defensores da medida, o Arizona tornou-se assim a via preferencial da intrusão hispânica.
Numa reação em cadeia, são agora os demais Estados que cogitam de adotar a nova lei, temendo que os ilegais do Arizona procurem fixar-se nos lugares em que não se autorizaram ainda métodos tão draconianos de intervenção policial.
A espiral de discriminação pode ser interrompida, temporariamente, por meios judiciais. Argumenta-se que a questão da imigração pertence à esfera federal, não cabendo aos Estados legislar sobre o tema.
Federal ou não, o fato é que permanecerá irresolvida, enquanto iniciativas de assimilação, de desenvolvimento e de emprego mais razoáveis não vierem a ser implementadas.


Texto Anterior: Editoriais: Fato isolado
Próximo Texto: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: Lula, the guy
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.