São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALDO CRUZ

Santa incompetência!

BRASÍLIA - Pequeno exemplo de como a ineficiência administrativa e a disputa política dentro do governo federal, não necessariamente nessa ordem, ferem os interesses do próprio governo e prejudicam o setor privado.
No início de junho, o governo descobriu que sua incompetência e/ou descaso com as agências reguladoras estava atrasando a oficialização de uma operação estimulada por ele mesmo: a fusão das teles Brasil Telecom e Oi.
Faltava um conselheiro na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para acabar com um impasse na votação da proposta que permitirá a formalização do negócio. De uma vaga aberta desde novembro de 2007.
Depois de pressões palacianas, com a ameaça de indicação de um conselheiro substituto, que não precisa passar pelo Senado, a Anatel tomou uma decisão no dia 12 de junho. Só que o texto não agradou nem governo nem mercado.
Tudo bem, confidenciaram assessores presidenciais. Em breve sairia a indicação do quinto conselheiro da agência, que mudaria a proposta. Passados quinze dias, tudo está como antes.
Inacreditável. Oito meses e o governo não tomou a simples decisão de encaminhar ao Senado o nome do conselheiro escolhido. Se o Planalto não sair da sua lerdeza, em agosto a Anatel se reúne de novo para aprovar o texto final com seu conselho ainda incompleto.
Afinal, daqui a duas semanas o Senado entra em recesso. Em agosto, com eleição, será difícil juntar político por aqui. Quem sabe a indicação sai nessa semana. Dizem que o nome já está escolhido, de Emília Ribeiro, com apoio do PMDB, apesar das resistências de Dilma Rousseff (Casa Civil).
Mesmo assim, o governo terá de correr contra o tempo. Caso contrário, terá de cumprir a ameaça de indicar um conselheiro substituto. Será acusado de interferir nos rumos da agência. Não poderá se queixar. Terá se enrolado na sua própria incompetência.


Texto Anterior: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: Aquele abraço
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Sergio Costa: Providência diabólica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.