São Paulo, sábado, 30 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LUIZ FERNANDO VIANNA

O horror à diferença

RIO DE JANEIRO - Como entre minhas poucas virtudes não está a da adivinhação, vou poupar os chutes sobre o efeito na eleição da ausência de Lula no debate -mas um programa entre 22h30 e 0h30, em véspera de dia de trabalho, sem o protagonista, sei não...
O certo é que a fuga confirma a nova rota da biografia de Lula. Das greves do ABC do final dos anos 70 até a eleição de 2002, sua trajetória se confunde com a abertura política do país. Sem imprensa livre e democracia consistente, Lula teria chegado à Presidência?
Mas Lula presidente não marca coletivas, não dá entrevistas longas, culpa a "mídia" e a "elite" por tudo o que lhe acontece, não se responsabiliza pelos atos do partido que lidera e não vai a debates.
Registre-se que ninguém é obrigado a dar entrevistas ou ir a debates. Mas, também, ninguém é obrigado a ser candidato a presidente de um país democrático. Muito menos à reeleição.
A ojeriza de Lula a vozes que não sejam a sua é reforçada pela luta recente do PT para calar jornalistas na Justiça. Algum militante imaginou que isso aconteceria um dia?
E não é só ele. O governador Roberto Requião faz o mesmo no Paraná. Jandira Feghali, candidata ao Senado no Rio, quer proibir a igreja de dar opinião -imaginem o que ela faria se a igreja tentasse calá-la?
Tem gente que cresceu e apareceu com a democracia, mas quer a política como um jogo entre iguais. Alguém que não aceita diferenças pode construir um país diferente?
Para (também) não fugir do debate, só dois pontos: um positivo, para Cristovam Buarque, que foi corajoso ao criticar o Bolsa-Família, o tema mais importante da campanha; um negativo, para Geraldo Alckmin, que ganhou 40 segundos para falar de corrupção a um Lula ausente e divagou sobre SUS e Fundeb. Depois não vá culpar o povo.


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: Envelhecimento precoce
Próximo Texto: Vinicius Mota: O último churrasco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.