UOL




São Paulo, domingo, 31 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

O vento que leva

RIO DE JANEIRO - Os primeiros meses do atual governo estão sendo marcados pela semelhança com o governo anterior, não apenas na condução da política econômica como de algumas práticas operacionais que lembram o sistema tucano de governar. A grande, para não dizer a única diferença, seria o estilo pessoal de FHC, o professor, e Lula, o metalúrgico.
Semana passada, ao declarar que nunca fora esquerdista, nem gostava de ser considerado homem de esquerda, Lula fez lembrar o seu antecessor, que disse mas não disse ou quase disse que nunca pediu que esquecessem o que ele dissera ou escrevera no passado.
Compreendo a declaração de Lula. O maniqueísmo primário que divide esquerda e direita simplifica as posições de um e de outro lados. Ser da direita é ter apoiado o regime militar, defender o imperialismo dos EUA, justificar os horrores do nazismo, do fascismo, do franquismo, do salazarismo e, de quebra, gostar do repertório do Roberto Carlos e admirar os artigos do Olavo de Carvalho.
Ser da esquerda é mais ou menos o oposto de tudo isso, e vamos e venhamos, Lula seria um esquerdista de carteirinha, embora tenha marchado com Deus pela liberdade nos alvorecer do movimento de 1964. E tem razão quando reivindica uma posição centrista diante dos desafios que se colocam em seu caminho de líder popular e, agora, presidente da República.
Tirante os centros espíritas, os chamados centros se resumem a adotar uma atitude oportunista, tendendo para um lado ou outro, geralmente para a direita nas horas mais complicadas. O discurso do centro tem forma esquerdista mas conteúdo de direita. E está sempre afinado com o vento que sopra. Sua grande força, diria até, sua única virtude, é realmente meteorológica. Indo para onde o levam, sente-se responsável pelo rumo do Estado e da sociedade.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Fim de agosto
Próximo Texto: Antônio Ermírio de Moraes: A história se repete
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.