São Paulo, Terça-feira, 31 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem é sem rumo mesmo?

CLÓVIS ROSSI

São Paulo - O governador Tasso Jereissati (CE) é um dos principais cardeais do PSDB, tanto que é continuamente citado como "presidenciável", ao lado de Mário Covas e do ministro José Serra (Saúde).
Pois não é que Tasso Jereissati sabe que o modelo em execução é "ruim", mas confessa não ter a mais remota idéia de o que pôr no lugar?
Fiquei esperando para ver a reação dos governistas em geral e do presidente da República em particular. Estava certo de que iam gritar: "sem rumo, sem rumo".
Nada. FHC até concordou, em parte, com Tasso, durante a sua própria entrevista, ao programa dominical de Boris Casoy na Record. Reconheceu que o país estava no "limite".
Mas, sobre Tasso, até festejou, com incontida alegria, o fato de o governador do Ceará nada propor para substituir o que é "ruim" e conduziu a sociedade ao "limite".
Se Tasso fosse do PT, do PDT ou do PC do B, todas as metralhadoras verbais dos de sempre estariam voltadas contra ele, cobrando o fato de criticar sem oferecer alternativas. Se até jornalistas da Folha são sistematicamente acusados de criticar sem propor, como se a eles coubesse governar, imagine-se o grau de cobrança que deveria haver em cima de quem tem acesso direto e constante à mente e ao coração do presidente.
Mas, não. Nada aconteceu. Tasso tem o direito de não ter rumo sem ser por isso acusado de o que quer que seja. Ao contrário, merece até a concordância do próprio presidente e de outro tucano de pelugem lustrosa, seu colega Mário Covas, que ouviu na fala do governador do Ceará a voz de todo o PSDB.
Fica clara a tremenda hipocrisia de uma ponderável fatia dos políticos brasileiros e de governistas de plantão na mídia. Se a oposição faz o que Tasso fez, é sem-rumo. E que rumo tem um governo que segue um modelo "ruim" e levou o país ao "limite"?



Texto Anterior: Editorial: MISÉRIA CÍCLICA

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Vôo cego
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.