São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Um Lula-nos-acuda

BRASÍLIA - José Sarney enfrentou uma eleição difícil no Amapá e está indo ladeira abaixo no Maranhão. Renan Calheiros... bem, dispensa comentários depois do tombo. E os dois nunca brincam em serviço. Você acha mesmo que eles vão deixar a presidência do Senado para o petista Tião Viana? Como diria o outro, duvide-o-dó.
Para Sarney, a presidência do Senado é como um último bastião. Para Renan, a maneira de continuar influente, mesmo que nos bastidores. E eles têm um argumento: o de que Tião foi algoz ou decisivo aliado dos algozes quando Renan periclitou e caiu da presidência.
Renan alega que não pode ser Tião, OK, mas equivale a dizer que não pode ser o PT, que não é nenhuma Brastemp no Senado. Que outro petista seria? Ideli Salvatti? Já o PMDB foi o grande vitorioso das eleições municipais e é o maior partido no Senado e na Câmara, daí reivindicar as duas presidências. Quem deve estar sem dormir é o deputado Michel Temer (PMDB).
O acordão governista para que ele assuma a presidência da Câmara deixou implícito (mas não formalizado) que a presidência do Senado iria para o PT. Assim: o PMDB com Temer na Câmara e o PT com Tião no Senado. E, se rompe de um lado, acaba rompendo de outro. Um Lula-nos-acuda.
A equação PMDB-PT no Congresso é importantíssima, porque interfere diretamente no equilíbrio governista e pode gerar fraturas, mágoas terríveis e dívidas mais terríveis ainda -para o Planalto, que tem o "Diário Oficial" e é, digamos, o "patrocinador" da disputa.
Lula sabe melhor do que ninguém que o PMDB é forte no Congresso, nos Estados, nos municípios e tem o maior tempo de TV nas eleições. Pior: é muito consciente do seu poder, sabe cobrar caro e tem donos demais e unidade de menos.
Pode ficar em 2010 com Lula-Dilma, pode ir para Serra-PSDB. O impasse no Congresso é hoje, mas o temor é dos efeitos amanhã.

elianec@uol.com.br



Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Marolinha, gripinha, quedinha
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Sergio Costa: Sexo e política
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.