Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Até ausentes votam na Assembleia de MG

Legislativo nega irregularidades, mas não explica como votos de deputados faltosos aparecem no painel eletrônico

A oposição classifica episódio como fraude e pede investigação; Mesa da Assembleia diz que fato foi "inédito"

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE
SÍLVIA FREIRE
DE SÃO PAULO

O deputado estadual Antônio Lerin (PSB) estava, anteontem, a quase 500 km de distância de Belo Horizonte. Mesmo assim, teve um voto registrado pelo painel da Assembleia Legislativa de Minas -localizada em BH- numa votação de projeto de lei.

Além de Lerin, que estava em Uberaba, Juninho Araújo (PTB) também teve seu voto computado mesmo sem estar em plenário. Os dois são da base do governador Antonio Anastasia (PSDB).

A oposição -minoria na Assembleia- classificou o episódio como "fraude" e pediu formalmente à Mesa Diretora uma investigação. Para o deputado Rogério Correia, líder do PT, outras votações estão sob suspeita.

A ausência dos dois em plenário foi percebida pelo deputado Adelmo Leão (PT) após a votação do projeto, que reduz alíquotas de ICMS para o etanol. A votação foi anulada e refeita -e o projeto foi aprovado.

Os deputados faltosos negaram irregularidades e disseram que o projeto seria aprovado sem dificuldades.

Lerin, que participava naquela tarde de solenidade na Câmara de Uberaba, disse que pode ter havido falha na segurança do painel e negou que tenha passado a alguém sua senha de votação.

Juninho Araújo disse que participou do início da sessão, mas que saiu antes da votação. O deputado afirmou que seguidamente o painel apresenta falhas, mas que são percebidas e corrigidas durante a sessão.

Ele não descarta que algum colega tenha descoberto sua senha e usado sem que ele soubesse.

"Prefiro não acreditar que tenha sido má fé, e sim uma falha do painel", disse.

Para registrar presença e votar, os deputados precisam digitar uma senha de cinco algarismos, sendo que os dois primeiros de conhecimento de todos (a posição do deputado numa lista alfabética).

Arlen Santiago (PTB) também foi apontado pela oposição como um deputado que teve voto registrado sem ter comparecido, mas ele nega -diz que votou e só depois deixou o plenário.

Sua assessoria disse que solicitou as gravações das câmeras de segurança da Assembleia Legislativa para comprovar sua presença.

No final da tarde de ontem, a Assembleia divulgou nota negando irregularidades e afirmando que o fato foi "inédito", mas sem explicar como os votos foram registrados.

A nota afirma que a Assembleia irá estudar novas tecnologias para a votação e argumenta que foram distribuídas novas senhas para todos os deputados estaduais.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.