Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Corte no Orçamento focará emendas de parlamentares

Objetivo é evitar queda nos investimentos e preservar ações como o PAC

Dilma determina que ministérios apresentem modelo para monitorar programas e melhorar gestão administrativa

DE BRASÍLIA

Em sua primeira reunião ministerial do ano, a presidente Dilma Rousseff disse à sua equipe que a prioridade em 2012 é o crescimento.

Durante o encontro, a equipe econômica avaliou que a inflação preocupa menos, por estar em trajetória de queda.

Sem dar indicações de quanto será o bloqueio que o Executivo fará no Orçamento da União, Guido Mantega (Fazenda) afirmou que não haverá corte nos investimentos e sinalizou com a ampliação de iniciativas para estimular o crédito e reduzir o custeio da máquina pública.

Segundo ele, o corte preservará o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o Minha Casa, Minha Vida, mas atingirá as emendas dos parlamentares.

A decisão de bloquear os gastos sugeridos pelo Legislativo (R$ 23 bilhões) tende a dificultar as relações do Planalto com a base aliada, sobretudo em ano eleitoral.

O ajuste fiscal será anunciado em fevereiro. Internamente, fala-se em algo em torno de R$ 60 bilhões.

Durante o encontro, que durou cerca de quatro horas, Mantega disse que a expansão do PIB se concentrará muito no segundo semestre.

Entre os desafios, garantir medidas que favoreçam a venda da produção brasileira no mercado externo, impedindo, por exemplo, a valorização do câmbio.

Metade da reunião foi usada por Dilma para dar outro recado à equipe: não quer mais deficiências na gestão.

Por isso, deve instituir um sistema online de monitoramento de obras e ações na Casa Civil. O acompanhamento servirá para avaliar a atuação dos 38 ministérios. Ela também espera uma performance mais técnica dos ministros.

Por trás da mensagem da presidente está o empenho em rebater as críticas de paralisia no governo por conta de escândalos políticos no primeiro ano.

(MÁRCIO FALCÃO, FLÁVIA FOREQUE E NATUZA NERY)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.