Índice geral Poder
Poder
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pró-aborto, ministra diz que 'não interessa' a sua posição pessoal

Nova titular da Secretaria de Mulheres afirma que vai seguir a posição do governo, de deixar o assunto para o Congresso

'O aborto é questão de saúde pública, não ideológica', diz Menicucci, ativista das causas feministas

Sérgio Lima/Folhapress
A nova ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci
A nova ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci

JOHANNA NUBLAT
DE BRASÍLIA

Favorável à descriminalização do aborto, a nova ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres afirmou que sua posição hoje "é de governo" e que o assunto está com o Legislativo.

"A minha posição pessoal, a partir de hoje, não diz respeito, não interessa. Minha posição pessoal está em todos os jornais, nas entrevistas que dei, não seria eu se não reafirmasse o que falei anteriormente. Mas sou governo, minha posição, hoje, é de governo", declarou ontem Eleonora Menicucci.

Anteontem, questionada pela Folha sobre como iria se portar no governo em relação à defesa que faz do direito ao aborto, disse: "Toda essa minha luta pelos direitos reprodutivos e sexuais das mulheres, e para que as mulheres não morram mais por aborto inseguro, me fortalece".

Por outro lado, o posicionamento de governo, assumido pela então candidata Dilma Rousseff para não melindrar o eleitorado evangélico e católico na eleição de de 2010, é não liderar alterações pró-aborto na legislação.

Bombardeada com questões sobre interrupção voluntária da gravidez, Menicucci defendeu ontem uma abordagem de saúde pública.

"O aborto é uma questão de saúde pública, não ideológica. Como o crack, as drogas, a dengue, como o HIV, as doença infectocontagiosas."

E disse que o governo fez sua parte ao elaborar, em 2005, uma minuta de projeto de lei que liberava o aborto até 12 semanas. Criticado, o texto foi entregue informalmente a uma comissão do Congresso e nunca virou lei.

"O governo tem um projeto no Congresso, ele só andará se assim os parlamentares quiserem e entenderem a importância dele. Neste momento, nós do Executivo não temos muito o que fazer", disse Menicucci, que apontou a importância da pressão social para uma mudança.

A ministra, que toma posse sexta-feira, é professora titular em saúde coletiva da Unifesp, tem trajetória no combate à violência contra as mulheres e em causas feministas. Listou como prioridade à frente da pasta o combate à violência.

Entidades feministas elogiaram a escolha da ministra, mas lembraram da importância do debate sobre o aborto.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.