Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

STF nega suspensão de inquérito contra senador

GABRIELA GUERREIRO
FELIPE SELIGMAN
DE BRASÍLIA

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou ontem pedido da defesa do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) para suspender o inquérito no tribunal que investiga o parlamentar.

A defesa do senador havia pedido a suspensão até que a corte avalie a anulação das gravações que mostram Demóstenes prestando favores ao empresário Carlinhos Cachoeira, acusado de comandar esquema de jogo ilegal.

As gravações foram feitas na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que levou Cachoeira à prisão. A defesa de Demóstenes argumenta que, por ele ter foro privilegiado, não poderia ter sido monitorado sem o aval do Supremo.

O advogado de Demóstenes, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, disse que a decisão não é uma derrota.

"Um ministro não pode liminarmente tornar nulas as provas. O que muda é que o inquérito foi paralisado. Vamos agora ao mérito [da validade das provas]", afirmou.

A defesa de Demóstenes espera que os ministros decidam pela ilegalidade das gravações, para tentar evitar que o senador responda judicialmente pelas suspeitas de beneficiar Cachoeira.

Lewandowski atendeu parte do pedido da defesa ao permitir que as escutas e a ação penal que tramita na Justiça de Goiás sejam encaminhadas integralmente ao STF - assim, Demóstenes poderá saber do que elas tratam.

O presidente do Conselho de Ética, que processa o senador por quebra de decoro, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), pediu para se reunir com Lewandowski na terça para solicitar o envio do inquérito ao Senado.

O pedido já foi negado ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), mas agora Valadares argumenta que há um processo contra o senador. "Levo um precedente em que houve o compartilhamento de informações com o Conselho de Ética", afirmou.

Relator do processo contra Demóstenes, o senador Humberto Costa (PT-PE) disse que o envio do inquérito agilizaria as investigações.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.