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eleições 2012

De olho na TV, candidatos ampliam agenda

Rivais na corrida à Prefeitura de São Paulo se preparam para o início da cobertura diária nos telejornais da Globo

Serra e Russomanno vão aumentar ritmo de aparições públicas; Haddad quer elevar taxa de conhecimento

DE SÃO PAULO

A chegada de câmeras e microfones vai acelerar o ritmo da corrida à Prefeitura de São Paulo. O início da cobertura diária nos telejornais locais da Globo fará os candidatos ampliarem a presença nas ruas a partir de amanhã.

Marqueteiros e assessores das campanhas planejam estratégias especiais para aproveitar a exposição antes do horário eleitoral gratuito, que só começa no dia 21.

O principal alvo é a edição noturna do "SP TV", onde os candidatos farão aparições cronometradas todos os dias.

O espaço fixo no programa, que não costuma noticiar polêmicas e trocas de acusações, é visto como uma prévia da propaganda obrigatória. De acordo com a Globo, o noticiário tem em média 2,1 milhões de espectadores.

Os candidatos que lideram as pesquisas, José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB), vão aumentar a carga de compromissos públicos.

Serra, que vinha fazendo em média três aparições públicas por semana, passará a ir às ruas todos os dias.

Ele dosava a exposição para não ser confrontado por rivais. Agora ele terá mais atividades, mas evitará o corpo a corpo com eleitores. A ideia é visitar obras de suas gestões passadas e abrir exceção para grandes eventos, festas e datas comemorativas.

Russomanno, que na última semana cancelou compromissos e submergiu após ser alvo de acusações, também terá que fazer aparições diárias para a TV.

Para os próximos dias, sua equipe já programou idas a uma igreja evangélica e ao Mercado Municipal.

APOSTA

O candidato do PT, Fernando Haddad, aposta na exposição no "SP TV" para se tornar mais conhecido e colar sua imagem ao partido e ao ex-presidente Lula.

Sua equipe quer que ele apareça sempre cercado por bandeiras e militantes, dando a impressão de que a campanha tem mais força do que o que indicam as pesquisas.

"Para quem ainda é pouco conhecido, essas aparições são muito importantes. É a partir de agora que a maior parte da população vai começar a se ligar na eleição", diz Antonio Donato, coordenador da campanha petista.

Gabriel Chalita (PMDB) se reunirá amanhã com seu conselho político para traçar estratégia para a TV. Nesta semana, ele planeja ir ao Ceagesp e ao Brás, onde fará caminhada na terça-feira.

A campanha de Paulinho da Força (PDT) informou que ele já mudou sua agenda e vai priorizar bairros periféricos.

O comitê de Soninha Francine (PPS) sustenta que não haverá mudanças na agenda dela, que já incluía atividades de rua todos os dias.

Sob pressão de partidos liderados pelo PT, a Globo mudou seu planejamento original para a cobertura.

Em vez de só mostrar os candidatos mais bem posicionados nas pesquisas, como pretendia, a emissora fará reportagens diárias com até seis candidatos. Eles terão espaço cronometrado, de 10 a 50 segundos, conforme sua pontuação nas pesquisas.

Na primeira edição do "SP TV", os candidatos responderão a entrevistas temáticas, com rodízio de assuntos como saúde e educação.

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