Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Rivais mudam o tom e criticam candidato de Campos em Recife

Ex-secretário Geraldo Júlio, apoiado pelo governador Eduardo Campos, é tachado de desconhecido por rivais

Socialista, que estreia em eleições, cresce 22 pontos em pouco mais de um mês e soma 29%, segundo o Datafolha

FÁBIO GUIBU
DE RECIFE

O crescimento nas pesquisas do candidato do PSB à Prefeitura de Recife, Geraldo Júlio, levou o PT e o PSDB a mudar o tom de suas propagandas e a atacar o socialista em inserções na TV.

Levadas ao ar no fim de semana, as peças insinuam, na voz de locutores, possíveis riscos na eleição de um político que não é conhecido.

Ex-secretário estadual de Planejamento e Gestão, Geraldo Júlio nunca havia disputado uma eleição. Foi escolhido candidato pelo governador Eduardo Campos (PSB), após o rompimento da aliança entre o PT e o PSB.

Na inserção da campanha petista, o partido questionou a versão do PSB de que Geraldo foi o responsável por algumas das obras mais importantes do governo estadual.

"Será possível que, na sua própria cidade, uma pessoa de quem você nunca ouviu falar pode ser responsável por tudo o que acontece em Pernambuco?", afirmou o locutor do programa petista.

SEM HUMBERTO COSTA

Na sequência, uma imagem de Geraldo Júlio apareceu em um tablet. Em nenhum momento a propaganda do PT associou o nome de Humberto Costa aos ataques.

Já o PSDB afirmou em sua inserção que as forças políticas que apoiaram o atual prefeito de Recife, João da Costa (PT) -também desconhecido na eleição passada-, tentam agora eleger Geraldo.

"Há quatro anos eles indicaram uma pessoa que você não conhecia para governar sua cidade. Deu no que deu. Agora, querem fazer isso de novo. Você vai permitir?", questionaram os tucanos.

Mas, ao contrário do PT, o nome e o número do candidato do PSDB, Daniel Coelho, apareceram na publicidade.

A administração de João da Costa foi considerada ótima ou boa por 24% da população e ruim ou péssima por 36%, segundo pesquisa Datafolha divulgada no fim de agosto.

O mesmo levantamento mostrou que o candidato do PSB cresceu 22 pontos percentuais em pouco mais de um mês, passando de 7% para 29% -mesmo percentual obtido por Humberto Costa.

Ontem, uma nova pesquisa divulgada pelo Ibope apontou Geraldo Júlio na liderança isolada, com 33%.

O petista aparece em seguida, com 25%. Em 16 de agosto, o Ibope mostrou Humberto com 32% das intenções de voto e o socialista, com 16%.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.