São Paulo, segunda-feira, 01 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Serra consegue viradas em cidades importantes de SP

Tucano ganha em Guarulhos, Campinas e Santo André; ele teve mais votos que a petista em 440 dos 645 municípios do Estado

BRENO COSTA
DE SÃO PAULO

Derrotado nacionalmente, José Serra (PSDB) conseguiu aumentar sua votação no Estado de São Paulo, seu berço eleitoral. O tucano conseguiu reverter derrotas sofridas para Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno, em municípios de peso, como Guarulhos, Campinas e Santo André.
De acordo com a totalização das urnas até as 21h de ontem, dos 645 municípios de São Paulo, Serra teve mais votos que Dilma em 440 deles (68%). No primeiro turno, foram 414 as cidades onde Serra saiu-se melhor que a nova presidente.
Serra contou, durante todo o segundo turno, com a colaboração ativa do governador eleito Geraldo Alckmin, que fez campanha para o candidato no Estado.
O desempenho de Serra também superou a votação do tucano nas eleições presidenciais de 2002. Na ocasião, quando foi derrotado nacionalmente para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o tucano obteve 9,1 milhões de votos no segundo turno.
Oito anos depois, e com a experiência de prefeito de São Paulo e governador do Estado, Serra conseguiu agora 12,3 milhões de votos -um crescimento de 35,9%.
Na capital, Serra herdou a maioria dos votos de Marina Silva (PV) no primeiro turno, e saltou de 40,3% dos votos válidos para 53,8%.
A maior votação proporcional do tucano no Estado, pelos dados disponibilizados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até o fechamento desta edição, ocorreu no município de Saltinho, na região Noroeste de São Paulo, com 76,1% dos votos válidos.
Curiosamente, o município também registrou a menor abstenção proporcional no Estado, com apenas 10% de ausência nas urnas.

DILMA
Apesar de ter caído em municípios importantes, Dilma venceu em cidades como Osasco, Diadema, Barueri e Itu. Em todas elas, a petista já havia sido vitoriosa no primeiro turno.
Dilma também teve votação superior a Serra em São Bernardo do Campo, domicílio eleitoral de Lula. Sua maior votação proporcional foi em Itapura, Noroeste paulista, com 74,6% dos votos.


Texto Anterior: Na cidade de SP, Dilma ganha só na periferia
Próximo Texto: Eleitorado se divide onde Marina venceu no 1º turno
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.