São Paulo, segunda-feira, 01 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleitorado se divide onde Marina venceu no 1º turno

Disputa quase empatou nas três "capitais verdes': BH, Brasília e Vitória

Senadora não revela voto e diz que não vai participar do governo Dilma. "Já dei a minha contribuição", afirmou

DE SÃO PAULO
DE BRASÍLIA

Com Marina Silva (PV) neutra, a eleição presidencial terminou equilibrada nas três capitais em que ela surpreendeu ao vencer no primeiro turno: Belo Horizonte, Brasília e Vitória.
A disputa quase empatou na cidade mineira, onde José Serra (PSDB) superou ontem a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) por uma margem milimétrica: 50,4% a 49,6% dos votos válidos.
No Distrito Federal, houve pequena vantagem para a petista, que venceu por 52,8% a 47,2%. O desempenho dela ficou bem atrás do registrado pelo colega de partido Agnelo Queiroz, que foi eleito governador com 66,1% dos votos.
Em Vitória, a menor das três capitais "marineiras", Serra teve uma vitória um pouco mais folgada: bateu Dilma por 55,6% a 44,3%.
Ontem, Marina disse que não pretende assumir cargo no governo Dilma.
"Já dei a minha contribuição. Acho que a melhor forma de fazê-la, para o Brasil, é voltando para a sociedade, para o trabalho que sempre fiz, que é lutar pela sustentabilidade ambiental, [pelo] grande desafio da educação de qualidade no nosso país."
Ela desejou boa sorte a Dilma e citou um trecho bíblico para dizer que a petista deve ter "a simplicidade das pombas e a sagacidade das serpentes" no poder.
"Aquela que foi durante todo este processo eleitoral a candidata de uma parte, a partir deste momento passa a ser a escolhida pela sociedade brasileira para, como presidente da República, representar a todos nós", afirmou, em coletiva de imprensa.
No primeiro turno, Marina recebeu 19,6 milhões de votos, o que representou quase 20% dos votos válidos.
Questionada se o PV fará oposição ou não ao próximo governo, ela disse que a legenda terá como guia "ideias, projetos e programas" a serem apresentados, mas reforçou a posição de terceira via da legenda.

(BERNARDO MELLO FRANCO E FLÁVIA FOREQUE)


Texto Anterior: Serra consegue viradas em cidades importantes de SP
Próximo Texto: Eleitores preferem viajar só depois de votar
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.