São Paulo, quarta-feira, 01 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

Juros e o maremoto

No topo das buscas de Brasil no Google News, com Reuters, "Próximo governo focará redução de juros". A nova equipe decidiu fazer "grande esforço" fiscal para derrubar as taxas, "temendo que, do contrário, será vítima de um maremoto de dinheiro", citando a "flexibilização quantitativa" nos EUA.
Em entrevista destacada em diversos despachos da Bloomberg, Guido Mantega afirmou que o "Brasil vai congelar US$ 12 bilhões para ajudar a derrubar taxa". Os cortes incluiriam PAC e BNDES.

 

Antes, o "Financial Times" postou que o "Ritmo da alta no crédito cria temor no Brasil". Destaca, de um executivo financeiro: "O crescimento veio das classes C, D e E. Essas famílias não têm educação financeira e tomam crédito indiscriminadamente".

forbes.com
Na capa, Assange "quer espalhar os seus segredos corporativos". No destaque interno, é descrito como "o profeta de uma era de transparência involuntária para governos e empresas"

//OS PRÓXIMOS VAZAMENTOS

Na nova "Forbes", o editor do WikiLeaks, Julian Assange, avisa que o próximo "megavazamento" vai atingir "um grande banco dos EUA". No final da tarde, a Reuters despachou que pode ser o Bank of America, citado por ele em entrevista à "Computerworld". "Estamos sentados em 5 gigabytes do Bank of America, um disco rígido de executivo", disse, há um ano.
Na longa entrevista à nova "Forbes", que priorizou os futuros vazamentos corporativos e ecoou por "FT" e outros, ele diz que divulga os documentos "no início do ano que vem". Que eles mostram "como os bancos funcionam no nível executivo" e devem levar a "investigações e reformas".
Acrescentou que tem material sobre "espionagem industrial" em tecnologia por um "grande governo". Citou os EUA.

//ASSANGE VS. CLINTON

"De algum lugar não revelado", via Skype, Assange falou ontem à "Time". No destaque, ele afirma que a secretária de Estado "deveria se demitir, se ficar demonstrado que ela foi responsável pela ordem, aos diplomatas americanos, de espionagem na ONU, em violação dos tratados assinados pelos EUA".
Relata que o WikiLeaks têm processado "cerca de 80 documentos por dia", mas "isso vai crescer gradualmente conforme entrarem outros parceiros de mídia", pelo mundo.
O "Guardian" noticiou que a Interpol colocou Assange em uma lista internacional de procurados. E que ele, segundo amigos, "estaria em algum lugar secreto perto de Londres, junto com outros hackers e aficcionados do WikiLeaks". Seu estado de espírito, contam, está leve, alegre.

Sob ataque 1 A home do "Washington Post" destacou que o procurador-geral Eric Holder abriu uma "investigação criminal" de Assange, que pode levar a uma acusação de "espionagem".

Sob ataque 2 Sites diversos destacaram a informação, dada pelo WikiLeaks no Twitter, de que seu site enfrentou um ataque de "10 gigabits por segundo", mas se manteve no ar.

cnn.com
APOIO Na CNN e na BBC, Daniel Ellsberg, que vazou os Papéis do Pentágono em 1971, defendeu Assange. Diz que sofreu as mesmas críticas. "Silêncios e mentiras", argumenta, é que arriscam vidas

//CHINA VS. WIKILEAKS

O "Guardian" deu na manchete de papel, com WikiLeaks, que a "China "está pronta para abandonar Coreia do Norte'".
Ato contínuo, o site da "Computerworld" noticiou ontem que a China havia bloqueado o acesso às páginas do WikiLeaks.
Na "Forbes", Assange relata que chegou a contatar uma versão chinesa do Wiki Leaks, mas desistiu pois o grupo não tinha "segurança" nem "reputação".

//CHINA & BRASIL, EM CANCÚN

Sem permitir cobertura e agora acesso ao WikiLeaks, a China se volta a assuntos como a esvaziada conferência do clima em Cancún. O estatal "China Daily" entrevistou ontem o diplomata brasileiro Luiz Figueiredo, que deu como "prioridade" para os emergentes no encontro uma extensão do Protocolo de Kyoto.

foreignpolicy.com
"GOOD NEWS" A nova "Foreign Policy" lista "As notícias que você perdeu" no ano, como "o fim da política de uma criança" na China. E a "Boa notícia da Amazônia", da redução no desmatamento



Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Brasil "passa humilhação" com Aerolula, diz presidente
Próximo Texto: Biografia narra saga médica de Alencar
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.