São Paulo, terça-feira, 03 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

PCC, UPP etc.

Manchete de eleições da Folha.com no fim do dia, "Dilma elogia a política de segurança do Rio e sugere falhas em SP". No alto do Terra, Aloizio Mercadante acrescentou que, eleito governador, copiaria do Rio as UPPs, Unidades de Polícia Pacificadora. Também na Folha.com, "Marina diz que SP tem descontrole na segurança", efeito da "hegemonia tucana".
O "Brasil Urgente", da Band, ressaltou no final que "Governador não descarta que ataque seja de facção" _com repórter questionando Alberto Goldman sobre PCC e a repercussão na campanha de Serra. A home do jornal "O Estado de S. Paulo", que já havia dado os ataques como ação do PCC na capa de papel, fechou o dia com a submanchete "Questionado por ataques do PCC, Serra vê melhora na segurança".




france24.com
A emissora pergunta se "Dilma é o novo Lula"

SAIU DA SOMBRA
O "Financial Times" Further reading linkou longa reportagem do canal de notícias France 24, sobre como Lula está "influenciando o eleitorado" -e dizendo que "já há comoção em torno da candidata", pois "todo mundo quer ver a escolhida que saiu da sombra de Lula para dividir o crédito do boom brasileiro". Ao vivo no estúdio, o correspondente da "Veja" na Europa, Antonio Ribeiro, disse que "José Serra é muito mais qualificado para ser presidente", mas "ela é a favorita".

PETROBRAS E A ESPECULAÇÃO
A Bloomberg despachou de Nova York que a Petrobras estaria "perdendo confiança dos investidores, temerosos de que sua nota seja cortada". Um ex-analista da agência de classificação Fitch diz que, se se endividar mais, "isso poderia ter impacto sobre sua medida de crédito". Já a Moody's diz que "não há muitas empresas com seu potencial de crescimento".
Na linha da Bloomberg, o "Wall Street Journal" opinou ontem que a grande venda de ações programada pela Petrobras estaria "sob risco, a menos que o novo governo adote reformas fundamentais".
Por outro lado, semanas atrás o "Barron's", que é do "WSJ", aconselhou os investidores a "correr" para comprar ações da Petrobras _o que voltou a ser defendido ontem pelo site financeiro Seeking Alpha.

Inpe/tonic.com
NA TERRA
O site Tonic postou a longa reportagem "Brasil emerge: Uma agência espacial com um olho na Terra", sobre o Inpe -que não "atira para a Lua" como outras, priorizando "questões mais terrenas, como o desmatamento da Amazônia e o clima"

PÓS-COPENHAGUE
"No momento em que os negociadores se preparam para nova rodada de negociações", o "Guardian" ouviu o representante do Itamaraty, sob o título "Financiamento, brigas e florestas: a visão do Brasil sobre a mudança no clima".
O jornal destaca sua avaliação da derrubada da proposta de Barack Obama. "A má notícia do Senado dos EUA vai afetar. Definitivamente, não seremos capazes de fechar um acordo, pois os países desenvolvidos só vão aceitar um teto [de emissão] quando souberem qual será o dos EUA." Mas "o mais importante", afirma ele, é o financiamento dos programas dos países em desenvolvimento, prometida em Copenhague pelos desenvolvidos.

EUA & Lula
No UOL, "EUA apoiam proposta brasileira de asilo à iraniana condenada a apedrejamento". Foi o que disse o porta-voz do Departamento de Estado, que respondeu porém ser "questão distinta" da mediação nuclear, em que os EUA negam apoio ao Brasil.

Lição de mídia
Gilberto Dimenstein postou na Folha.com que a oferta de asilo mostrou como uma campanha "nascida de um punhado de jovens sem apoio", cobrando a intervenção brasileira, iniciou uma "avalanche" que poderá, "quem sabe, salvar uma vida".

"NYT"/newsstand.com


"FANTASTIC"
O "New York Times" entrevistou Pelé e saudou ontem a volta do Cosmos, time em que o brasileiro jogou nos anos 70 e que vai tentar representar Nova York na liga americana de futebol junto com o Red Bulls




Leia mais em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br

Texto Anterior: TSE dá direito de resposta ao PT contra "Veja"
Próximo Texto: STF abre inquérito para investigar Renan
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.