São Paulo, segunda-feira, 04 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ANÁLISE

Expectativas se confirmaram nas disputas pelos Estados

ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

Apesar das surpresas de última hora, normais em eleições amplas, confirmaram-se três expectativas nas corridas estaduais: o PSDB manteve dois dos três principais Estados, São Paulo e Minas, o PT ficou com os fortes Bahia e Rio Grande do Sul, e os campeões percentuais de votos são do PSB -em Pernambuco e no Espírito Santo.
Esses resultados projetam as lideranças nacionais dos tucanos Geraldo Alckmin, reeleito em São Paulo, e Aécio Neves, que alavancou a vitória de Anastasia em Minas; dos petistas Jaques Wagner, reeleito na Bahia, e Tarso Genro, que emerge forte no cenário gaúcho; e dos socialistas Eduardo Campos, reeleito em Pernambuco, e Renato Casagrande, que ganhou no Espírito Santo.
Além deles, consolida-se a liderança do governador Sérgio Cabral, que garantiu uma cunha peemedebista no Rio.
Os tucanos ganharam ainda no Paraná e em Tocantins. O PT, que investiu principalmente em engrossar as bancadas no Congresso, manteve Estados periféricos, como o Acre e Sergipe. E o PSB, em ascensão, ganhou no Ceará.
Prevaleceu uma dupla regra: vitória em primeiro turno em mais de 15 Estados e no DF e reeleição maciça dos governadores.
Aí vai uma coincidência: a reeleição não ocorreu justamente em dois Estados governados por mulheres, o Pará e o Rio Grande do Sul.
E o DEM, cujo futuro parece incerto, conquistou dois redutos, com Rosalba Cialini no Rio Grande do Norte e Raimundo Colombo em Santa Catarina, enquanto o deputado ACM Neto foi o mais votado para a Câmara na Bahia e também acena com uma sobrevida para o antigo PFL.
Para o segundo turno, o resultado é imprevisível no Distrito Federal, em Alagoas e em Goiás, por exemplo.
Já começou o nervoso momento de rearticular as alianças e herdar os votos dos adversários que perderam.


Texto Anterior: Equilíbrio não muda com eleição nos Estados
Próximo Texto: Rio de Janeiro: Cabral vence no Rio com votação histórica
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.