São Paulo, segunda-feira, 04 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PELO PAÍS

Amazonas
O governador Omar Aziz (PMN), 52, reelegeu-se ontem no Amazonas. Com 98,9% dos votos apurados, Aziz tinha 63,8% dos votos válidos até a meia-noite de ontem. O segundo colocado, com 25,9%, foi o senador Alfredo Nascimento (PR), 58, ex-ministro dos Transportes de Lula. A campanha de Aziz foi marcada por troca de acusações, como a afirmação feita por Nascimento de que Aziz enviou dólares para o exterior, o que foi negado pelo governador reeleito.

Rondônia
Confúcio Moura (PMDB), 62, e João Cahulla (PPS), 56, que concorre à reeleição, devem disputar o segundo turno para o governo de Rondônia. Com 99,97% das urnas apuradas, Moura, que foi deputado federal por três mandatos, tinha, até o fechamento desta edição, 44% dos votos válidos, contra 37,1% de Cahulla, atual governador e que tem o apoio de Ivo Cassol (PP). Eduardo Valverde (PT) marcava 18,1%, e Marcos Sussuarana (PSOL), 0,7%.

Mato Grosso
O governador Silval Barbosa (PMDB), 49, venceu a eleição no primeiro turno com pequena margem. Com 99,84% das urnas apuradas, Barbosa tinha 758.834 votos (51,2% dos válidos). O empresário Mauro Mendes (PSB), 46, ficou em segundo com 31,86%. A indefinição se manteve até as últimas urnas, com a votação de Barbosa oscilando acima e abaixo do mínimo necessário para o término já no primeiro turno. Ao final da noite, ele compareceu à central de apurações do Tribunal Regional Eleitoral e dedicou a vitória "à militância".

Piauí
O tucano Silvio Mendes, 61, vai disputar o governo do Piauí, no segundo turno, com o governador Wilson Martins (PSB), 57. Com 99% das urnas apuradas, Martins tinha 46,4% dos votos, contra 30,1% de Mendes. O tucano deixou para trás João Vicente Claudino (PTB), 47, com quem chegou a empatar em pesquisas. O petebista teve apenas 21,5%.

Paraíba
O ex-prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB), 49, e o atual governador José Maranhão (PMDB), 77, vão disputar o segundo turno na Paraíba. A diferença entre os dois principais candidatos era de apenas 8.367 votos, mas Coutinho saiu na frente, com 49,74% dos votos.

Rio Grande do Norte
Com 99,84% das urnas apuradas no Rio Grande do Norte, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) estava virtualmente eleita governadora no primeiro turno, com 52,46% dos votos, contra 36,23% do atual governador, Iberê Ferreira (PSB). Para o Senado, estão também praticamente reeleitos os senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino Maia (DEM), com 35% e 32% dos votos, respectivamente.

Sergipe
O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), 50, foi reeleito para mais um mandato. Ele conseguiu 52,08% dos votos. Seu principal adversário, João Alves (DEM), 69, que já governou o Estado por três mandatos, conseguiu 45,19%. Já os outros candidatos terminaram com pouco mais de 2% dos votos. Ao longo da campanha, Déda foi alvo de um processo que pedia a cassação de seu mandato por suspeita de crime eleitoral e abuso de poder econômico nas eleições de 2006 -quando ele era prefeito de Aracaju.


Texto Anterior: Mato Grosso do Sul: André Puccinelli, do PMDB, se reelege com mais de 700 mil votos
Próximo Texto: Classe C de resultado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.