São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tucanos temem abstenção maior em razão do feriado

Votação do 2º turno preocupa por coincidir com final de semana prolongado

Interlocutores lembram eleição de 2008, no Rio, quando feriadão acabou prejudicando Gabeira, e Eduardo Paes triunfou

DE SÃO PAULO

O comando da campanha do tucano José Serra à Presidência manifestou ontem preocupação com risco de abstenção no segundo turno, cuja votação está programada para acontecer no feriado prolongado de Finados.
Um dos interlocutores de Serra, o tucano Márcio Fortes expôs sua apreensão na manhã de ontem, num café com a cúpula da campanha.
Na conversa, ele lembrou a derrota de Fernando Gabeira na disputa pela prefeitura do Rio, em 2008 -Eduardo Paes acabou sendo eleito.
Naquele ano, o governador Sérgio Cabral Filho concedeu ponto facultativo aos funcionários públicos à véspera do segundo turno.
Como o feriado coincidiu com a eleição, houve grande abstenção na zona sul, reduto eleitoral de Gabeira.
"Temos que fazer uma convocação", afirmou Fortes, em conversa com o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra.

MINORIA
À tarde, o próprio Serra recorreu a outra vacina. Após reunião com o governador eleito de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM), o candidato minimizou o risco de não ter maioria no Congresso, caso eleito.
"Pensamos em governar o Brasil com um governo forte, de maioria. Temos todas as condições de fazer dessa maneira e eu tenho experiência nessa área", afirmou.
Serra diz estar seguro de que será possível formar um governo de maioria no país, "um governo que some com base em propostas, projetos e que some no Brasil inteiro, em todas regiões", disse.
Ao falar do estado de espírito entre aliados, Serra insinuou que há desânimo no campo adversário por conta da disputa presidencial ter chegado ao segundo turno.
"Tenho experiência política e sei quando um político está pessimista e está fingindo ser otimista, a gente percebe na hora. Nos olhos".


Texto Anterior: Discursos sobre tema desagradam prós e contras
Próximo Texto: Julgamento de recurso da Folha sobre o caso Dilma é suspenso
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.