São Paulo, terça-feira, 08 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRESIDENTE 40 ELEIÇÕES 2010

PT questiona Serra por acusação contra Dilma

Tucano não é obrigado a dar esclarecimentos sobre fala perante a Justiça

Pré-candidado disse que petista é responsável por produção de dossiê contra ele e que pedido do partido é "factoide"


DE SÃO PAULO
DE MONTES CLAROS (MG)

O PT protocolou ontem na Justiça de São Paulo uma interpelação (intimação a prestar esclarecimentos) contra o pré-candidato à Presidência José Serra (PSDB).
Com sete perguntas, a ação pede explicações sobre a declaração do tucano que atribuiu à concorrente petista, Dilma Rousseff, a responsabilidade pela produção de um dossiê antitucano.
"A principal responsabilidade desse dossiê é da candidata Dilma. Não tenho dúvidas", disse Serra, na quinta-feira passada.
O ex-governador paulista também afirmou que o PT tem a tradição de produzir dossiês e lembrou o escândalo dos aloprados, que abateu a candidatura de Aloizio Mercadante ao governo de São Paulo em 2006.
Serra mencionou ainda a eleição de 2002, quando teria sido formado um bunker de petistas para conseguir informações contra adversários.
Com a interpelação, o objetivo do PT é obrigar o tucano a confirmar na Justiça a acusação contra Dilma. O questionário também traz perguntas sobre o que Serra entende por dossiê.
"As declarações citadas merecem explicações", afirmam os advogados do partido. Se houver uma confirmação de Serra sobre a acusação, o PT promete entrar com uma ação contra ele por crime contra a honra.
No entanto, Serra não precisa responder ao pedido de esclarecimentos. Se quiser, ele pode simplesmente ignorar a ação petista.
Ontem, o tucano disse que a interpelação é um "factoide". Segundo a sua assessoria, ele não vai responder às perguntas.
"Eu já disse que isso é factoide. O que precisa acabar é a baixaria, é contratar arapongas, é espionar, é denegrir as famílias de pessoas.", afirmou Serra, ao chegar a um encontro com prefeitos e lideranças da região norte de Minas Gerais, em Montes Claros (MG).

RESPOSTAS
Questionado se mantinha as declarações contra Dilma, Serra se irritou. "Alguma pergunta a mais? É só do que vocês querem falar?"
Só no final, disse que tudo o que foi publicado no fim de semana deve ser respondido pela petista.
"Estamos voltando àquela velha prática característica desse pessoal, de jogo sujo, abaixo da cintura, ataques familiares e coisas do gênero. Lá estão todas as pessoas ou algumas delas envolvidas."
Segundo Serra, quem tem que dar explicação "é a candidata, que é chefe da sua própria campanha".
O ex-governador Aécio Neves negou ter ligações com as origens dos dossiês: "Eu exijo respeito, minha trajetória política é conhecida. Nós sabemos onde estão os aloprados, até o endereço tem".


Texto Anterior: Folha.com: Mais Folha na web
Próximo Texto: Presidente 40/Eleições 2010: Pedido era para investigar tucano, confirma delegado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.