São Paulo, sábado, 09 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

D. Cláudio deixa cargo na Congregação

Considerado "papável" por analistas deixa de liderar entidade que forma padres

DE SÃO PAULO

O cardeal dom Cláudio Hummes, 76, arcebispo emérito de São Paulo, deixou anteontem o cargo de prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano. O papa Bento 16 acolheu sua renúncia, apresentada por limite de idade (75 anos).
Dom Cláudio foi nomeado para o cargo em 31 de outubro de 2006, escolhido pelo papa Bento 16 para ocupar um dos postos mais importantes na hierarquia da Igreja Católica.
A Congregação para o Clero é o órgão do Vaticano responsável pela formação dos padres em todo o mundo.
Em sua missa de despedida do Brasil, em 26 de novembro de 2006, d. Cláudio atacou a "hipocrisia" na generalização das críticas a padres e defendeu uma "seleção rigorosa" para os candidatos à função de sacerdote.
Brasileiro mais proeminente na cúria romana, foi considerado "papável" pela imprensa mundial.
D. Cláudio sempre foi considerado progressista em questões sociais, mas conservador em relação à doutrina da igreja. Em sua primeira declaração como prefeito da Congregação para o Clero, por exemplo, rejeitou a abertura da regra do celibato.
Franciscano gaúcho de Montenegro, d. Cláudio tornou-se bispo em 1975 e comandou a diocese de Santo André até 1996, quando foi nomeado arcebispo de Fortaleza (CE). Em 1998 foi transferido para São Paulo -foi o 18º bispo da cidade, sexto arcebispo e quarto cardeal.
Seu sucessor no Vaticano será o arcebispo italiano Mauro Piacenza, 66.


Texto Anterior: Mídia: Comissão de especialistas debate mudança em cursos de jornalismo
Próximo Texto: TSE ameniza critério contra "fichas-sujas"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.