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ANÁLISE ELEIÇÕES 2010
Lula sabe que Dilma está longe de empolgar
Em discurso, presidente reforça a ideia de que vai grudar sua imagem na candidata do PT durante a campanha
O DISCURSO DE DILMA FOI LONGO, AINDA NUM TOM MONOCÓRDICO, DEIXANDO A MILITÂNCIA SONOLENTA
VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA
"Eu mudei de nome e vou
colocar Dilma lá na cédula."
A frase do presidente Lula
talvez seja a que melhor sintetize o clima da convenção
petista que oficializou a ex-ministra candidata.
Num encontro previsível,
com uma militância comportada e ensaiada, o roteiro
buscou fazer de Dilma a personagem principal do evento, mas quem roubou a cena
foi o presidente.
Numa fala de improviso,
Lula disse que o "bicho vai
pegar", para delírio da plateia. Longe do palco, sentado
entre os militantes, Gilberto
Carvalho, seu chefe de gabinete, traduziu a fala do chefe.
"Ele vai entrar pesado na
campanha depois da Copa
do Mundo. Vai estar à disposição da equipe de Dilma à
noite e nos finais de semana.
Não vai descansar."
Em outras palavras, Lula
vai grudar sua imagem mais
do que nunca em Dilma. Tanto que o eleitor realmente pode votar na petista pensando
estar dando ao presidente
um terceiro mandato.
Quem acompanhou a convenção entenderá bem as razões de Lula. Além do seu desejo de fazer o sucessor, ele
sabe que sua criatura, mesmo tendo melhorado muito,
está longe de empolgar.
Seu discurso foi longo,
ainda num tom monocórdico, deixando a militância sonolenta. Não só ela, mas toda
a mesa do evento.
Enquanto Dilma discursava, Lula conversava com sua
mulher, Marisa Letícia. Chegou até a bocejar. O peemedebista Michel Temer, seu vice, estava com o olhar perdido. A seu lado, o presidente
do PT, José Eduardo Dutra,
buscava amigos na plateia.
Com certeza, viu colegas
como José Dirceu e os ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais)
aproveitarem o momento para tirar fotos com militantes.
Eles sabiam que tudo seguia um roteiro feito para ser
filmado e mostrado nos programas de TV. O tom enfadonho de Dilma ganhará ares
de entusiasmo graças a uma
boa edição.
A militância comportada
vai parecer a dos velhos tempos do PT. Treinada antes do
evento, seguiu os comandos
dos animadores para produzir imagens para a equipe de
marketing.
Uma militância, por sinal,
formada na maior parte por
mulheres. Grupo em que Dilma não tem desempenho satisfatório nas pesquisas.
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