São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso da ANJ debate jornalismo e democracia

Encontro no Rio discute produção de informação independente e de qualidade

Evento organizado pela Associação Nacional de Jornais, 8º Congresso Brasileiro de Jornais acontece hoje e amanhã


DO RIO

"Jornalismo e democracia na era digital" é o tema do 8º Congresso Brasileiro de Jornais, organizado pela ANJ (Associação Nacional de Jornais), que acontece hoje e amanhã no hotel Windsor Barra, na zona oeste do Rio.
"A ANJ foi criada há 31 anos para defender a liberdade de expressão. Na era digital, essa prioridade obviamente não muda. O que nos preocupa é a preservação do jornalismo independente e de qualidade, que exige grandes investimentos e por isso depende de um modelo de negócios sólido", diz a presidente da entidade, Judith Brito, diretora-superintendente do Grupo Folha.
"Os jornais foram fundamentais para o nascimento e consolidação das democracias e continuam essenciais para a sua preservação. Democracia não é só sinônimo de eleição; ela exige também liberdade de expressão e acesso transparente à informação, para que o cidadão possa ter sua própria opinião -seja ela qual for", declara.
Hoje, às 9h, Judith Brito faz a abertura do congresso. Em seguida, Joshua Benton, diretor do Nieman Journalism Lab da Universidade Harvard (EUA); Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha; e Demétrio Magnoli, sociólogo e colunista de "O Estado de S. Paulo" e "O Globo", debatem "O Futuro da Democracia e o Jornalismo", em mesa mediada por Nelson Sirotsky, diretor-presidente do Grupo RBS (RS).
Especialistas nacionais e internacionais discutirão as principais tendências e os maiores desafios para os jornais no Brasil e no mundo.
Profissionais de áreas diversas do jornalismo tratarão de temas como o futuro da imprensa, o perfil dos leitores, a independência dos jornais e o impacto da internet na indústria jornalística.
Entre os mais de 50 palestrantes e moderadores, está Robert Thomson, diretor de redação do diário econômico norte-americano "The Wall Street Journal" e editor-chefe da Dow Jones & Company (leia entrevista abaixo).
Até a conclusão dessa edição, a participação dos candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina (PV) no evento era uma possibilidade não confirmada.
Amanhã, durante o Congresso, haverá eleição para a diretoria da ANJ no biênio 2010/2012.


Texto Anterior: Sem acordo, agentes prisionais saem da Câmara
Próximo Texto: Editor do "WSJ" reafirma aposta no jornal impresso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.