São Paulo, domingo, 23 de maio de 2010

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PRESIDENTE 40 ELEIÇÕES 2010

Candidatos são vigiados por "Big Brother" eleitoral

Empresas especializadas monitoram presidenciáveis em todas as mídias

Custo mensal para ter no celular declarações e imagens de rivais com atualização em tempo real chega a R$ 60 mil

CATIA SEABRA
DE SÃO PAULO

Na corrida presidencial, os comandos de campanha estão contratando empresas especializadas em monitoramento de informação para acompanhar, em tempo real, os passos do adversário. É o Big Brother eleitoral.
Capturadas da TV, do rádio, da internet e das mídias sociais, imagens e declarações de um candidato podem ser enviadas até para o celular de seu oponente.
Na pré-campanha, o custo do contrato chega aos cerca de R$ 60 mil mensais pagos pelo PSDB de José Serra.
Outra alternativa é a compra avulsa de reportagens, a R$ 180 o bloco de até 30 segundos de TV. O comitê de campanha da petista Dilma Rousseff optou por essa fórmula, por exemplo, para duas entrevistas de Serra a programas populares da TV.
Mas o presidente da Abemo (Associação Brasileira de Empresas de Monitoramento da Informação), Ildefonso Bassani, avisa: na eleição, o serviço fica mais caro.
Segundo Alzira Luchetti, da Look Monitoramento, os candidatos querem saber como estão sendo retratados, mas o maior interesse é pelo que o rival está fazendo.
Tesoureiro do PSDB-SP, o secretário estadual de gestão, Marcos Monteiro, informa que o contrato com a Boxnet inclui o levantamento do que é veiculado sobre o PSDB e seus rivais -a sigla só paga se o serviço for prestado.
Dono da Clip & Clipping, Luiz Lima afirma que, além de enviadas via celular, as imagens são transmitidas para um banco de dados e acessadas com senha.
Entre os recursos para a captação de informações está o reconhecimento de voz dos candidatos, desde que estejam pré-cadastrados.


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