São Paulo, terça-feira, 26 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleitor ausente no 1º turno deve votar no 2º

É necessário levar documento oficial com foto no domingo; votação irá das 8h às 17h

DE SÃO PAULO

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições, mesmo aqueles que ainda não justificaram a ausência, podem -e devem- votar normalmente no segundo turno, neste domingo. A votação irá das 8h às 17h.
Para votar, é exigido um documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, identidade funcional, carteira de trabalho ou certificado de reservista).
Embora não seja obrigatório, recomenda-se que o eleitor também leve seu título eleitoral.
Os cerca de 24,61 milhões de eleitores que não votaram no primeiro turno (18,12% do total) têm até 2 de dezembro (60 dias após a votação) para justificar a ausência.
Deverão ir a um cartório eleitoral e comprovar o motivo da ausência (atestado médico, passagem da viagem etc.). O juiz eleitoral depois aplicará uma multa, normalmente de R$ 3,51.
Quem estiver fora de seu domicílio eleitoral no segundo turno poderá justificar a ausência no mesmo dia, sem pagar multa, comparecendo a qualquer local de votação com um documento com foto e o formulário de justificativa preenchido.
O formulário de justificativa pode ser impresso no site da Justiça Eleitoral (justicaeleitoral.gov.br/eleitor/justificativa-eleitoral).
O voto é obrigatório. Quem não votar está obrigado a justificar a ausência.
Em todo o país, os eleitores votarão neste domingo para presidente. Em AL, AP, DF, GO, PA, PB, PI, RO e RR, votarão ainda para governador.


Texto Anterior: Promotor do caso Tiririca é alvo de representação
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: Obama vs. China
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.