Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nogueira anuncia vice e foca 'alvo' de Dárcy

Pré-candidato tucano cita camadas populares, nicho explorado pela campanha que elegeu a atual prefeita em 2008

Gilberto Abreu, do PV, será vice na chapa do tucano; aliança causou racha e ambientalistas deixam o partido

GABRIELA YAMADA
DE RIBEIRÃO PRETO

O pré-candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto Duarte Nogueira (PSDB) anunciou ontem coligação com o PV. Com isso, Gilberto Abreu desistiu de sua pré-candidatura e será vice do tucano.

Em seu discurso, Nogueira deu o tom sobre o foco da sua campanha, que deverá ser voltada às camadas populares - alvo da campanha que levou Dárcy Vera (PSD) à prefeitura em 2008.

"Temos que resgatar as decepções que a população teve. Nossa aliança gira em torno de projetos, principalmente aqueles voltados aos mais pobres da cidade", disse.

Ele pediu aos pré-candidatos dos partidos que fazem parte da coligação do PSDB que valorizem o contato pessoal com a população.

De acordo com Maurício Balieiro Lodi, presidente do diretório municipal do PV, "a escassez de recursos e a ausência de coligações" fizeram com que o partido desistisse de lançar candidato próprio.

Esse cenário, ainda conforme ele, favoreceria a continuidade da administração de Dárcy Vera, que deve ser confirmada como pré-candidata amanhã, quando seu partido terá convenção na Câmara de Ribeirão Preto.

"Teríamos um alto custo político, na medida em que somos oposição ao atual modo de governar o município", afirmou Lodi.

Em 2008, o PV fez parte da coligação que apoiou Dárcy, mas no ano passado Abreu se uniu a outros seis vereadores para formar um bloco de oposição ao governo na Câmara.

RACHA

Com a aliança, o PV rachou em Ribeirão Preto. Ambientalistas decidiram pela desfiliação, como o coordenador de projetos da prefeitura, Joaquim Rezende.

"A discussão sobre possível coligação não foi amplamente discutida com a base do partido, ficando a decisão restrita a poucos", disse.

Ontem, ele colocou o cargo à disposição e afirmou, por meio de nota, que não irá se filiar a outra sigla.

Abreu afirmou que a coligação se dá por convergência de propostas. Em seu discurso, fez críticas à atual administração, principalmente na área ambiental.

Os partidos disseram que não houve a negociação de cargos e não haverá "loteamento" caso Nogueira vença.

O tucano, que é deputado federal, disse que deverá permanecer em Ribeirão durante o recesso parlamentar, que começa no dia 17 de julho.

"Vou conciliar a agenda e verificar se é possível me afastar das atividades em Brasília por um tempo", afirmou.

Além de Nogueira, ainda são pré-candidatos João Gandini (PT), Fernando Chiareli (PT do B), Corauci Sobrinho (PSB) e Mauro Inácio, do PSTU.

APOIO

Ontem, o deputado estadual Rafael Silva (PDT) anunciou aliança com o PSD. Foi o primeiro ato político em que o também deputado estadual Baleia Rossi (PMDB) participou em Ribeirão. "É o ato mais importante da pré-campanha do PSD", disse Baleia.

Colaborou JOÃO ALBERTO PEDRINI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.