Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Entidades cobram contratações de mais médicos no município

DE RIBEIRÃO PRETO

Associações que representam médicos cobram mais contratações de profissionais em Ribeirão. A medida, para elas, ajudaria a diminuir a fila de espera nas UBDSs.

"Recebemos nos últimos meses denúncias de muito atraso. Em algumas unidades mais do que em outras. Poderia haver reforço no quadro de profissionais em locais onde esse problema de demora vem se repetindo", afirmou Cleusa Cascaes Dias, presidente do Centro Médico, regional da APM (Associação Paulista de Medicina).

A entidade sugere que sejam ampliadas as unidades de Saúde da Família, para descongestionar o sistema.

O diretor-adjunto da regional do Simesp (Sindicato dos Médicos de São Paulo), Valdir Ferrer, disse que o problema são os baixos salários dos profissionais. Ele critica ainda as contratações feitas por empresas terceirizadas (organizações sociais que mantêm convênio com a prefeitura), sem processo de seleção.

"É necessário que haja concurso, garantindo estabilidade ao médico e estabelecendo vínculo com os pacientes. Hoje, muitos profissionais fazem plantões sem compromissos, e saem a hora que bem entendem", afirmou.

Para não sobrecarregar o sistema nos setores de urgência e emergência, ele disse que o município precisa orientar a população a se dirigir às unidades básicas de saúde, mas, para isso, é necessário que o atendimento seja eficiente e satisfatório.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.