Ribeirão Preto, Domingo, 1 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ribeirão fazia missões da AIB

da Reportagem Local

O movimento integralista em Ribeirão Preto já contava com cerca de 500 integrantes em 1932, quando Plínio Salgado criou a AIB (Ação Integralista Brasileira).
Segundo jornais da época, o núcleo de Ribeirão Preto era responsável pelas missões em cidades da região para criar o movimento e difundir seus princípios.
A primeira concentração integralista da região foi realizada em Ribeirão com a presença de Salgado e de 500 "camisas-verdes".
Semanalmente, os integralistas publicavam artigos contra ações ou atos do governo federal. Em 35, o núcleo de Ribeirão já era considerado um dos mais fortes redutos da doutrina de Salgado no interior do Estado. Segundo a edição do dia 10 de janeiro do "Diário da Manhã", no dia seguinte estava prevista uma reunião com chefes provinciais e em seguida um desfile com 450 homens.
Depois do desfile, os integralistas se reuniam em pontos designados horas antes para a realização dos comícios doutrinários.
De acordo com a aposentada Geni Barachini, irmã de Antonio Barachini, um dos líderes do movimento em Ribeirão, os integralistas eram pacíficos, desfilavam com as fardas verdes e discutiam seus princípios em concentrações.
"Eles chegavam a ser um grupo político combatido, mas que acreditavam no que defendiam", diz.
Além de Ribeirão Preto, em 1932, Jaboticabal e Sertãozinho já possuíam seus núcleos integralistas. Depois de Getúlio Vargas ter extinto a AIB, os integralistas se organizaram e criaram o PSP (Partido Social Progressista).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.