Ribeirão Preto, Quinta-feira, 02 de Abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmara cria comissão para apurar dívida da Transerp

Gestões atual e anterior da empresa divergem sobre valor dos débitos de curto prazo

Vereadores também devem apurar se o sistema de informática permitia apagar multas, como diz o atual superintendente

GEORGE ARAVANIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

A Câmara de Ribeirão aprovou na noite de anteontem a criação de uma CEE (Comissão Especial de Estudos) para investigar a dívida real da Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S.A.). A comissão também deve apurar se o sistema de informática da empresa de trânsito permitia apagar multas do sistema sem justificativa durante a gestão de Welson Gasparini (PSDB). A possibilidade foi apontada pelo atual superintendente, Wiliam Latuf.
A origem da CEE foi a contradição entre o valor da dívida informado pelas gestões anterior e atual da empresa. O ex-superintendente Antonio Carlos Muniz entregou à atual administração documento que apontava que as dívidas de curto prazo eram de R$ 131 mil, em novembro do ano passado.
Já Latuf disse ter descoberto em janeiro que as dívidas eram, na verdade, de R$ 515 mil.
Segundo o vereador Jorge Parada (PT), que propôs e preside a CEE, os parlamentares também querem fazer um diagnóstico financeiro da empresa. "Vamos checar se a Transerp é viável. De onde vêm os recursos? Se depender só das multas, a tendência é criar uma indústria de multas", disse o parlamentar, que admite a possibilidade de discussão da substituição da Transerp por uma Secretaria do Trânsito -a secretaria teria um Orçamento próprio e não dependeria da arrecadação de receitas para se manter, como ocorre atualmente na Transerp.
Latuf disse ser favorável à ideia da comissão.
Muniz também afirmou que aprovou a criação da comissão. "Eles vão descobrir a verdade [sobre os valores das dívidas]", disse o ex-superintendente.
Segundo Parada, a partir da semana que vem os vereadores devem pedir documentos à Transerp e ouvir membros da gestão atual e da anterior.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Mistério: Transerp ainda não sabe nº de multas apagadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.